Nem tanto nem tão pouco/Estrelas além do tempo
07/02/2017 14:21
Folha da Manhã, 07 de fevereiro de 2017
(QUATRO MATEUSINHOS)
Nem tanto nem tão pouco
Estrelas além do tempo
Edgar Vianna de Andrade
 
Na década de 1920, a discriminação racial nos Estados Unidos era muito mais forte do que atualmente. Sua semelhança com o apartheid da África do Sul era grande. Nesse contexto, nasce a menina Katherine Johnson. Ela tem de morar num bairro só para negros, estudar numa escola só para negros, não pode circular livremente como os brancos. Mesmo assim, ela se destaca como uma vocação muito forte para matemática e consegue, com duas amigas, trabalhar na poderosa NASA, reduto de homens brancos arrogantes e racistas. Lá dentro, existe um setor só para negros em que vi apenas mulheres. Será que homens negros não trabalhavam na NASA?
Katherine (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) formam um trio de negras contestadoras na NASA. A primeira deixa o departamento de mulheres negras e vai trabalhar no setor de homens brancos, onde só existe uma mulher branca. Ela se revela de grande importância nos cálculos para voos de naves espaciais, mas não encontra ambiente receptivo. Se deseja ir ao banheiro, precisa deixar seu setor e atravessar um amplo espaço externo para chegar ao banheiro feminino para negras. Aos poucos, ela conquista a simpatia do chefe Al Harrisson (Kevin Costner), que acaba suprimindo a distinção de urinas. Diz ele que a urina de brancas e negras tem a mesma cor.
A luta interna das três mulheres negras (afrodescendente me parece um racismo envergonhado) é, na medida do possível, vitoriosa. Uma tem seus talentos matemáticos reconhecidos por todos os brancos. A outra acaba ingressando numa universidade só para homens brancos. A terceira se torna supervisora de um departamento. As três existiram de fato e foram homenageadas pela NASA futuramente e mesmo por Obama. A NASA e a NOOA deixaram de ser órgãos limitados aos interesses dos Estados Unidos e se tornaram mundiais, desenvolvendo pesquisas sobre mudanças ambientais que desagradam os governos do país.
Mas, que diabo, como diria Montaigne, as três mulheres lutam pelo direito a serem mulheres como as brancas e serem reconhecidas por seu valor intrínseco. Conseguem, mas não questionam a grande luta que é a Guerra Fria na qual elas combatiam. O chefe de todos chega a suspeitar que Katherine seja espiã russa. Claro, é preciso encontrar algum defeito naquela mulher. Negra que sabe muito deve ter algum problema. Mas, tudo bem, é difícil ter consciência além de seu tempo. As lutas necessárias foram travadas por elas.
No final, mais do que três negras vitoriosas, temos o individualismo dos Estados Unidos vitorioso. O livro que dá origem ao roteiro mostra três negras que lutam pelos seus direitos e vencem. O diretor Theodore Melfi não facilita. Todos que estão por trás do filme querem compensar os danos do preconceito e tratam as três mulheres como heroínas. Mostram uma NASA dependente de uma só pessoa, que pode salvar uma operação ou levá-la ao fracasso. Ninguém no mundo, trabalhando individualmente, garantiria o êxito de uma viagem espacial tripulada, nem homem nem mulher, nem branco, nem negro nem amarelo. Eis a falha do filme-documento: ter exagerado na dose. Não aparece nem um flash dos grandes impasses políticos dos anos 1960. A luta de Martin Luther King é uma nota de pé de página. As mulheres, os negros e os imigrantes legais ou ilegais avançaram nos Estados Unidos, de fato. Basta dizer que muitos apoiam o racista Donald Trump.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Aristides Soffiati

    [email protected]