Começa recadastramento do Cheque Cidadão
18/01/2017 12:24 - Atualizado em 20/01/2017 10:14
Recadastramento Cheque Cidadão
Começou nesta segunda-feira a atualização dos cadastros dos beneficiários do programa social Cheque Cidadão, em Campos. O procedimento é realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade. A próxima etapa é visita às residências das famílias, com início previsto para a próxima segunda-feira. Até as 15h desta segunda, 2.225 pessoas atualizaram as informações. Passam pelo recadastramento 12.954 inscritos antes de junho do ano passado, excluídos os mais de 14 mil que passaram a receber o beneficio, de acordo com investigação do Ministério Público Eleitoral (MPE), sem passar avaliação técnica. Dos 11 vereadores eleitos acusados de participação no “escandaloso esquema” da troca de Cheque Cidadão por votos, cinco já foram condenados, enquanto os outros aguardam sentença.
De acordo com Sana Gimenes, secretária de Desenvolvimento Humano e Social, o trabalho começou de forma tranquila, superando as expectativas: “Este primeiro dia de recadastramento está sendo melhor do que esperávamos. Pela manhã, encontramos filas em todos os Cras, mas, em menos de duas horas, todo atendimento já estava em dia, sem nenhum tipo de intercorrência. Realmente os atendimentos estão sendo feitos de forma bastante tranquila. Até as 15h, os Cras haviam atualizado os dados de 2.225 pessoas”.
No Cras do Parque Jardim Carioca, em Guarus, a coordenadora Elaine Jardim de Oliveira explicou a ordem de atendimento para atualização dos cadastros varia de acordo com a letra inicial do primeiro nome do usuário.
“Hoje foram atendidas as pessoas com nome começado por A, B, C e D. Amanhã serão E, F, G, H e I. A quarta é o dia que esperamos maior movimentação, que é de J, K, L e M. Depois, N, O, P, Q, R e S na quinta e T, U, V, W, X, Y e Z, na sexta. As pessoas precisam procurar o Cras mais próximo de sua casa”, disse. O atendimento ocorre de segunda à sexta, entre 8h e 17h.
Moradora do Parque Presidente Vargas, a dona de casa Cristiane Fraga, 50 anos, comentou sobre a atualização. “Foi rápido. Cheguei e fui atendida em menos de cinco minutos. Agora é aguardar a visita”.
“Fraude” — As 14.106 famílias incluídas a partir de junho do ano passado, período em que a Justiça considerou que houve fraude, de acordo com provas apresentadas pelo MPE e Polícia Federal, estão com os pagamentos suspensos. “Ao fim do processo de atualização dos cadastros, novos beneficiários poderão ser incluídos no programa por meio dos Cras e dos pareceres das assistentes sociais, conforme a legislação”, disse Sana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS