Sustentabilidade e produção maior
19/01/2017 21:23 - Atualizado em 20/01/2017 12:38
Divulgação
Produção / Divulgação
Para incentivar a sustentabilidade na produção rural fluminense, o Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, aposta na assistência técnica e em benefícios financeiros para apoiar os agricultores. Uma das práticas do programa é a produção orgânica, que apresenta bons resultados em todo o Estado.
Em Saquarema, na Região dos Lagos, a produção de orgânicos conquista cada vez mais os agricultores, com auxílio dos técnicos da Emater-Rio e de consultores da Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio) para a certificação orgânica. O trabalho foi iniciado há quase 14 anos.
No final do ano, mais um grupo obteve a certificação, que garante a origem da produção orgânica e cria novas oportunidades de venda, entre elas a possibilidade de participação em editais públicos de aquisição de alimentos, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Em algumas propriedades rurais do município, os agricultores estão investindo na produção orgânica junto com o sistema agroflorestal, que concilia o cultivo de diversos alimentos no mesmo espaço em que árvores são plantadas.
É o caso do produtor Marcelo Furtado e de sua esposa Fernanda, da Microbacia Bonsucesso. Eles apostaram na produção orgânica, conciliando diversos cultivos com as árvores do sítio. “O selo garante ao consumidor que ele está adquirindo um alimento realmente orgânico, fiscalizado pelos técnicos da Emater e da Abio. Dessa forma, conquistamos a confiança dos compradores”, explica o agricultor. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS