Novo site da Folha
Paula Vigneron 18/01/2017 19:41
Michelle Richa
Novo site da Folha / Michelle Richa
Folha Online tem novidades desde a noite desta quarta-feira (18). O site, fundado no dia 8 de março de 1998, conta com novo layout e ferramentas mais modernas para facilitar a navegação dos internautas e o acesso às principais notícias de Campos e região. Ao longo dos anos, o portal passou por mudanças, acompanhando os avanços tecnológicos de cada época. Para conhecer a nova página, basta acessar www.folha1.com.br.
À frente do projeto do portal, estão a jornalista Joseli Matias, editora da Folha Online, e o coordenador, Luiz Lopes. Para ela, o site, que não passava por mudanças de layout há anos, está mais bonito e dinâmico.
— A ideia é estimular o leitor a navegar sem que veja apenas a manchete principal. Haverá, também, aumento da interação com o público, utilizando sempre as redes sociais e o site, que está bem colorido. Podemos usar mais artifícios, como diversas opções e tamanhos de foto, vídeo, enquete e infográficos, que não usávamos no site antigo. Isso enriquece muito a experiência de navegação nas notícias — detalhou Joseli, ressaltando que, com a mudança do domínio, o site deixará de ser “Fmanha” para se tornar “Folha1”.
O planejamento para as transformações da versão online está em andamento há mais de um ano. Inicialmente, foram feitas buscas por empresas para desenvolvimento do projeto, que ficou a cargo da MSX, do Espírito Santo. Com isso, foram elaborados o site e o layout.
Luiz Lopes informou que a transição está relacionada, também, à criação de uma nova identidade visual da Folha Online. Este é o primeiro conceito e está atrelado à maneira como o site passará a se comunicar com o leitor.
— A grande mudança é o nome do portal, que se chamará Folha1. Essa identidade assume duas características principais: a associação clara ao nome Folha (para pesquisas online) e o número 1 relacionado ao fato de ser o primeiro portal de notícias da região. A ferramenta por trás do Folha1 é moderna e permite visualização de forma responsiva (ajustável) nas plataformas móveis. O site se adaptará a elas, com as fotos e os conteúdos — contou o coordenador.
De acordo com o diretor do grupo Folha, Christiano Abreu Barbosa, a Folha Online, na primeira década, funcionava como um espelho do jornal impresso, com a transposição das matérias para o portal. O site era estático e não transmitia informações em tempo real, embora tivesse passado por mudanças de formato e design durante o período. A realidade mudou em 2009:
— Em 2008, acontece, no Brasil, o fenômeno dos blogs, que tinha ocorrido pouco antes nos Estados Unidos e na Europa. Aqui, o período da eleição de Rosinha foi o ápice dos blogs teoricamente independentes. Aí, no ano seguinte, a Folha passou a fazer realmente um site com notícias em tempo real, começando a se dissociar do impresso. Hoje, a Folha Online tem estrutura própria e se tornou um veículo independente. Tem notícia que só sai no online, assim como tem a que só sai no impresso. Há, também, a que sai nos dois, sendo mais resumida no site e mais detalhada no jornal.
Também em 2009, foram criados os primeiros blogs da Folha, que, rapidamente, alcançaram sucesso e continuam a ser os mais lidos de Campos. Dois anos depois, a Folha Online passou por uma mudança de design. Mas, devido aos avanços tecnológicos, principalmente relacionados aos dispositivos móveis como ferramenta de buscas de notícias, surgiu a necessidade de reformulações do portal.
— Decidimos investir, mesmo sendo um ano de crise, porque entendemos que era o momento. O site da Folha teve um crescimento muito grande no ano passado, até por conta das eleições. E ele precisava estar mais atualizado, com layout novo e funcionalidades voltadas para multimídia. A organização ficará bem melhor, em um formato mais agradável.
E, nos blogs, teremos o Disqus, um sistema de comentários que dará controle melhor sobre eles. Para comentar, o usuário tem que ser cadastrado no sistema. Não há como ser anônimo e ter e-mail falso — explicou Christiano, que o Disqus é uma rede social por meio da qual pessoas de diversos lugares podem chegar ao que será comentado na Folha Online. Segundo o diretor, outro aspecto positivo do novo site é a adaptabilidade para novos formatos de anúncios, cuja antiga plataforma não suportava.
Blog de Antônio Filho na nova Folha Online
Nesta quinta-feira (19), entra no ar o “Blog da TV”, do jornalista e apresentador Antônio Filho, que está hospedado no site da Folha da Manhã. O espaço será utilizado para que o blogueiro leve ao leitor informações sobre novidades da programação de grandes emissoras e estações locais e parte da história da TV brasileira, com comentários sobre avanços e retrocessos ao longo do tempo.
Com 30 anos de idade e 12 de profissão, o comunicador lançou, em 2015, o livro “Telejornalismo Campista – A história da TV aberta, em Campos dos Goytacazes”, pela editora Autografia. Novo apresentador da PlenaTV, Antônio trabalha em canais locais de TV por assinatura há quase 13 anos. Seu primeiro contato com uma emissora de TV foi assinado em 1997, durante uma visita ao complexo da TV Planície, emissora do Grupo Folha, que retransmitia o sinal do SBT, provocando a descoberta do veículo de comunicação que o levaria a escolher a profissão de jornalista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS