Ponto Final: Manobras e tentativas de manter-se vivo na política local
Suzy 02/01/2017 11:04
Ponto-final

Morto vivo

Uma disputa acirrada marcou a eleição para a presidência da Câmara de Campos. Mais que mostrar novos nomes na política, mostrou que o líder político dos rosáceos não abandonou o “projeto Campos”. Muito pelo contrário: Enquanto fala das falhas do Governo estadual, sem citar as do governo da esposa, Garotinho articula, e forte, para manter-se presente na política local. Para quem quer imagina-lo morto, ele faz questão de mostrar que está vivo.

Perdeu mais uma

O grupo político liderado pelo ex-governador Anthony Garotinho (PR) sofreu mais uma derrota. O histórico de perdas é extenso nos últimos dois anos. A vaca começou a ir para o brejo quando o ex-governador não chegou, sequer, ao segundo turno na disputa pelo Governo do Rio, após ter liderado as pesquisas. Depois, apoiou Marcelo Crivella (PRB) e prometeu uma vitória em Campos, o que não se concretizou — prenúncio do que aconteceria em 2016. Seu candidato a prefeito foi derrotado já no primeiro turno. Restava a última cartada: a mesa diretora da Câmara. Outra derrota. A entrada de seis vereadores nos minutos finais por decisão da Justiça não mudou o que já se desenhava: com apoio do prefeito Rafael Diniz (PPS), Marcão (Rede) foi o eleito.  

Tropa de choque

A ação impetrada pela suplente Joilza Rangel beneficiou, ainda, Geraldinho de Santa Cruz, Álvaro Oliveira, Cabo Alonsimar e Carlinhos Canaã. Indiretamente, Luiz Alberto Neném. De qualquer forma, levou uma tropa de choque rosácea para a Câmara para reforçar o time que já tinha como mais fiéis os eleitos Thiago Ferrugem, Vinicius Madureira e Cecília Ribeiro Gomes. Ajuda importante, até porque, estes três já foram julgados no caso do Chequinho e as sentenças podem sair a qualquer momento.  

Oposição X Situação

Chamado a compor a mesa, representando os estreantes, o vereador Thiago Ferrugem afirmou que a oposição será feita de maneira consciente e que as matérias de interesse da população serão aplaudidas. Disse, também, que o palanque eleitoral acabou e destacou obras do governo Rosinha, pedindo continuidade de vários programas, especialmente os voltados à criança e adolescente. Ferrugem pediu humildade ao novo governo para reconhecer o que foi importante.  

Situação X oposição

Falando pelos agora governistas, Fred Machado (PPS) respondeu de improviso, afirmando que humildade é que não falta ao grupo e uma prova era a eleição de Abdu Neme para 1 secretário, único eleito por unanimidade. Fred pediu que a hoje oposição deixe as arestas do passado e passe a caminhar com as próprias pernas, deixando de lado a influência do líder político deles.  

Reconstruir

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), usou por diversas vezes a palavra reconstruir no seu discurso de posse. Segundo Carla, reconstruir a cidade será um dos seus maiores desafios nesta gestão. A necessidade de cortar gastos e enxugar a máquina é notável. Não à toa ela pediu paciência aos seus aliados e a compreensão quanto a medidas severas que serão adotadas no início do governo.  

Superação

Em todas as cidades da região, os prefeitos empossados têm o mesmo desafio: superar a crise. Eles não encontraram prefeituras com a arrecadação em alta como seus antecessores. As perspectivas econômicas em nível nacional não são das melhores. Nas urnas, ao menos na maioria das cidades da região, a população mostrou que chegou a hora de mudar. Agora chegou a vez dos políticos retribuírem esse voto de confiança. Alternativas para o fim da dependência dos royalties já seria um bom caminho.  

Elas no poder

Elas estão mandando bem na política regional. Na eleição de 2012, Rosinha Garotinho foi a única mulher a conseguir ficar à frente de uma das prefeituras do Norte Fluminense. Em 2016, elas chegaram ao poder em quatro das nove cidades da região: Carla, em SJB; Francimara Barbosa Lemos (PSB), em São Francisco de Itabapoana; Christiane Cordeiro (PP), em Carapebus; e Fátima Pacheco (PTN), em Quissamã. No Noroeste, Margareth do Joelson (PP) ocupa o cargo mais importante do Executivo municipal.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS