Plantio de 300 árvores à beira do Paraíba
25/01/2017 14:54 - Atualizado em 26/01/2017 13:34
Rodrigo Silveira
Rio Paraíba receberá 300 árvores / Rodrigo Silveira
O Projeto Capivara do IFF Campus Campos-Guarus vai participar do plantio de 300 árvores às margens do Paraíba do Sul, em Campos, durante as comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, no rio. A imagem peregrina de Nossa Senhora passará pelo município no próximo domingo, dia 29, em evento realizado pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A programação envolve uma missa, às 7h; logo após, carreata, a partir das 8h30min, que sairá do Convento em direção à Ponte General Dutra até a Estação da Coroa; às 9h, está previsto o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica na Estação da Coroa; e, às 9h30, a imagem navegará pelo rio Paraíba até o Cais da Lapa, onde serão plantadas outras árvores. Após, às 10h30, será realizada a Missa dos Fiéis Devotos.
O projeto de extensão Capivara – em busca do equilíbrio ambiental – foi criado em 2014 por então alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFF e visa entender e buscar soluções para mitigar os principais impactos ambientais existentes no Rio Paraíba do Sul. Entre as ações realizadas, estão, além do plantio de árvores, palestras, caminhadas ambientais e atividades de educação ambiental junto à comunidade.
— Sugerimos unir a passagem da imagem pela cidade com o plantio de mudas porque, como o projeto já atua no rio Paraíba do Sul, há toda uma simbologia em torno da imagem de Nossa Senhora, que foi encontrada por pescadores, no rio Paraíba, em uma época de escassez”, explica Cleber Fiúza, integrante do projeto e, atualmente, aluno da Engenharia Ambiental. Participam ainda da equipe Luiz Elpídio Moser Martins, também aluno da Engenharia, André Luis da Silva, Dolmiro da Penha e Marcelo dos Santos Silva, ex-alunos do Técnico, sob a orientação dos professores Carlos Eduardo de Souza e Milton Erthal Junior.
Fonte: Ascom/IFFluminense

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]