Madeira do Noroeste do Rio
25/01/2017 12:50 - Atualizado em 25/01/2017 12:51
Por Samuel Poubel Junior
A Firjan vem discutido o plantio de madeira no estado do Rio de janeiro e a região Noroeste Fluminense tem todas as condições de ser transformada a partir do plantio de madeira,temos terras propícias e podemos ser exportadores de madeira a partir do Porto do Açu. Lendo uma matéria da Biomassa, confirmei ainda mais essa possibilidade:
"Baseado em dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre a existência de 195 milhões de hectares de áreas degradadas disponíveis para o plantio de florestas energéticas, o setor incia 2017 com boas perspectivas de negócios com o mercado internacional para o setor florestal brasileiro de energia.
De acordo com o especialista Javier Escobar, o qual faz parte do Grupo de Pesquisa em Bioenergia do Instituto de Energia e Ambiente da USP, alguns estudos realizados em 2013 já comprovam que a energia limpa produzidas pelas florestas energéticas pode ser comparada a mesma quantidade de produção de outras fontes renováveis. A expectativa do setor é que o Brasil acelere a expansão sustentável de florestas energéticas durante o ano, chegando assim a um crescimento de médio de um milhão de hectares ao ano.
Segundo Escobar é possível afirmar que o Brasil tem grandes chances de produzir bioenergia de madeira sustentável e economicamente competitiva para exportação. Segundo dados do Instituto Brasileiro das Industrias de Pellets, Biomassa e Briquete (IBP) o mercado global de pellets deve crescer consideravelmente até 2020, chegando a uma estimativa de 25 a 70 milhões no consumo internacional de pellets."
Fonte: Biomassa BR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]