UM SONHO REALIZADO PARA 100 ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA
20/01/2017 20:41 - Atualizado em 20/01/2017 20:41
 
Penha Pinto
 
Na terça feira, dia 17 de Janeiro, foi realizada no Palácio Anchieta, na cidade de Vitória, a cerimônia de sorteio dos países, para onde 100 jovens irão realizar o sonho de fazer um intercâmbio. Jovens esses de escolas públicas do Estado do Espírito Santo. Foram mais de 6.000 alunos, passaram por várias etapas de seleção, com provas escrita e oral, até chegar aos 100 finalistas.
 
Esse projeto do governo do Estado começou no ano de 2009, logo assim que o então governador Paulo Hartung retornou de uma viajem que havia feito a Singapura, onde estavam alunos de escolas públicas do Estado para um encontro com jovens de vários países, enquanto estava junto desses jovens, percebeu a dificuldade que eles estavam em se comunicar, por não terem fluência em outro idioma, principalmente o inglês.
 
Por esse motivo, nasceu o Centro Estadual de Idiomas (CEI), onde alunos de
todas as escolas estaduais, seguindo alguns critérios (boas notas e presença em sala de aula), podem aprender um novo idioma, sendo inglês ou espanhol, e no final do ano tem a chance de conseguir a bolsa de estudos para passar uns meses em outro país se aperfeiçoando, aprendendo uma nova cultura e fazendo grandes novos amigos.
 
Esse ano os alunos selecionados para o curso intensivo de inglês, irão para Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, os do curso de espanhol irão para o Chile. Mas o Estado já mandou jovens para Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Irlanda e Argentina.
 
O evento contou com a presença de várias autoridades, inclusive o governador Paulo Hartung, diretores, professores, familiares e alguns convidados, uma grande festa, com momentos de grande emoção que ficará na lembrança de todos que ali estiveram.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]