Expo Sucatas: Itaperuna Lançou Moda
Nino Bellieny 08/01/2017 12:13
Exemplo da Nova Prefeitura de Itaperuna foi seguido por um município de São Paulo.   Dos 60 veículos disponíveis na Prefeitura de Nuporanga (SP), metade está sem qualquer condição de uso. Quebrados, batidos e sem peças, as viaturas deterioram no pátio municipal. Para mostrar a "herança" da gestão anterior, a administração decidiu fazer uma exposição com parte da frota sucateada na praça central da cidade. “A gente não tem conhecimento de por que chegou nesta situação. Se é falta de gestão, se é falta de competência, ou se é falta de dinheiro. Queremos que os moradores vejam com os próprios olhos”, diz o vice-prefeito, Daniel Viana Melo (PSDB). Ao Jornal da EPTV, o ex-prefeito Gabriel Melo de Souza (PMDB) disse que a crise financeira dificultou a manutenção dos veículos, mas, segundo ele, nenhum paciente, aluno ou morador foi prejudicado por falta de transporte. Souza afirmou também que, durante sua administração, deu prioridade aos atendimentos nas unidades de saúde, à distribuição de medicamentos aos pacientes e ao pagamento dos servidores municipais.
Ambulância sucateada leva motores e peças quebradas sobre as máquinas, em Nuporanga, SP (Foto: Luciano Valentino/EPTV)Ambulância leva motores e peças quebradas sobre as macas (Foto: Luciano Tolentino/EPTV)
Entre as 11 viaturas que foram expostas é possível ver uma ambulância sem motor - a peça está sobre a maca, que deveria transportar pacientes. Um caminhão-pipa está sem as rodas e o caminhão de coleta de lixo, sem câmbio. Carros e vans estão com a lataria amassada. Uma perua Kombi que poderia transportar funcionários está sem para-choque e sem motor. Mesmo que tivesse, não há banco para o motorista - uma roda foi colocada no lugar. Máquinas agrícolas também estão encostadas, devido à falta de manutenção. A Prefeitura ainda contabiliza o valor que será necessário investir no reparo das viaturas, mas o vice-prefeito adianta que alguns orçamentos superam o valor de um carro zero quilômetro. Nestes casos, os veículos devem ser leiloados. “Todos estão parados, sem manutenção, sem possibilidade de utilizar para fazer o transporte de pacientes para as cidades vizinhas, ou para fazer algum outro serviço ligado à Prefeitura. O serviço acabou prejudicado em razão de a frota estar nesta situação precária", diz Melo.
Prefeitura de Nuporanga, SP, expõe sucateamento de frota pela administração anterior (Foto: Luciano Valentino/EPTV)Prefeitura de Nuporanga expõe sucateamento da frota (Foto: Luciano Tolentino/EPTV)
Reclamação Os moradores ficaram espantados com a exposição inusitada promovida pela Prefeitura. É o caso do lavrador Júlio César Rodrigues, afirmando que alguns amigos ficaram sem transporte para hospitais da região porque não havia ambulâncias suficientes. "Esses veículos estão danificados, sem motor. Eu não sabia disso, estou descobrindo agora com a exposição. Acho que é direito de todo mundo saber o que está acontecendo para cobrar melhorias", diz. A opinião é compartilhada pela dona de casa Sandra de Melo, contando que nos últimos dois meses usou o próprio carro para ir a consultas médicas na região de Nuporanga. A moradora reclama que o conserto dos veículos acabará onerando os cofres públicos. "O prefeito anterior deixou a cidade afundada. Faz poucos dias que eu e mais 15 pessoas nos juntamos para irmos a Ribeirão Preto para consultas. Concordo com a exposição, tem que mostrar que não tem condições de a cidade ficar nesse", desabafa. A Prefeitura informou que quatro viaturas foram consertadas e voltaram a fazer o transporte de pacientes. Além disso, a administração firmou parcerias com a Câmara Municipal e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para o transporte de pacientes em casos de urgência e emergência.
Exposição da frota sucateada acontece no Centro de Nuporanga, SP (Foto: Luciano Tolentino/EPTV)Exposição da frota sucateada acontece no Centro de Nuporanga, SP (Foto: Luciano Tolentino/EPTV)
Fonte G1
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS