Boas iniciativas e o desespero a cada DO
26/01/2017 16:01 - Atualizado em 26/01/2017 17:16
Excelente iniciativa
A prefeita Carla Machado (PP), de São João da Barra, acertou em cheio ao fechar parcerias para realização de um festival gastronômico de frutos do mar no município. Acertou também no período escolhido, o fim de semana da Páscoa. É bem provável que o evento aconteça no Balneário de Atafona, embora ainda na haja confirmação. O espaço do Balneário realmente precisa de mais eventos, é muito pouco explorar aquela área apenas no verão. Parceria é a palavra do momento. E outras deveriam surgir. SJB poderia tentar entrar no circuito de jazz e blues, que tantos turistas leva a Rio das Ostras, poderia investir ainda em um festival de rock, que não tem na região e costuma atrair grande público nas cidades onde são realizados. Espaço para isso tem. Se não for o Balneário, pode ser o Parque de Exposições, na BR 356, inaugurado por Carla sem concluir e deixado às traças pelo gestor que, indicado por ela, a sucedeu.
Turismo
O festival gastronômico será na Semana Santa e vai incentivar também o turismo religioso. Afinal, SJB mantém importantes celebrações seculares.
 
Divulgação
Além disso, será uma oportunidade para divulgar os festejos de Nossa Senhora da Penha, na semana seguinte, que tem a procissão tombada como patrimônio cultural e imaterial do Estado do Rio.
 
Retorno
Incentivar eventos não é fomentar a política do “circo”. Pelo contrário, é fazer circular dinheiro no município. Festivais e festas tradicionais trazem turistas que ficam ao menos nos dois ou três dias do evento, diferente dos que só passam para assistir shows.
 
Continuar
Com eventos realizados por meio de parcerias, os recursos do município podem ser todos destinados a questões prioritárias. Saúde e Educação são áreas que sempre precisam de recursos. Aliás, mesmo se a arrecadação do município melhorar, a administração deveria continuar buscando parcerias para eventos.
 
Retomada (I)
Os atores culturais de SJB, e não são poucos, devem resgatar o Festival Sanjoanese da Canção (Fescan). Novembro, mês do músico, seria uma opção para tirar tradicional festival do Circuito Junino. O retorno do Concurso de Marchinhas para o próximo ano também seria uma boa.
 
Retomada (II)
O público evangélico também merece atenção. O Conselho de Pastores poderia realizar as grandes cruzadas com apoio da iniciativa privada. O número de visitantes era grande quando a Prefeitura financiava o evento.
 
Desespero
A cada página de nomeações no Diário Oficial de SJB tem gente que se desespera. Uns porque acham que mereceriam cargos mais altos, outros porque ainda não foram nomeados.
 
Preocupados
A preocupação de quem não foi nomeado é a de ficar sem dinheiro neste mês. Apesar de as nomeações serem retroativas, a folha de pagamento já deve estar fechada.
 
Pagamento
E por falar em pagamento, a prefeita Carla Machado (PP) deve quitar os proventos de janeiro até a próxima quarta-feira, dia 31. Em entrevista, ela afirmou que como nos oito anos em que foi prefeita (2005-2012), não haverá atraso de salário nestes quatro.
 
Sem vale
Janeiro vai chegando ao fim e a Prefeitura de SJB não conseguiu solucionar a questão do vale-transporte do servidor. Com o alto custo da passagem e o gasto com alimentação, tem gente “pagando para trabalhar”.
 
Não ofende (I)
Já que perguntar não ofende: a Prefeitura de SJB vai retomar o programa de bolsas universitárias como era antes do decreto de emergência baixado por Neco (PMDB)?
 
Não ofende (II)
Outra dúvida é com relação ao passe universitário. Haverá recadastramento? A maioria das instituições de ensino superior inicia as atividades em fevereiro.
 
Festa
A preparação para a festa da padroeira da praia de Guaxindiba, Nossa Senhora dos Navegantes, já teve início com uma novena. As celebrações seguem até 2 de fevereiro.
 
Em SJB
Nossa Senhora dos Navegantes é festejada também em Atafona, desde a pequena capela levada pelo mar no Pontal, e na rua da Regaleira, na sede de SJB.
 
Pontal
Falar da festa de Nossa Senhora dos Navegantes faz lembrar imediatamente do Pontal. E falar no Pontal é levantar mais uma vez questionamentos sobre o projeto de contenção do avanço do mar em Atafona. Será que algum dia sairá do papel?
 
Crítica
Moradores do Açu, 5º distrito de SJB, têm reclamado de poucas atividades esportivas e culturais na localidade no verão. A partir deste fim de semana, terá início o “Fest Forró”, promovido pela Prefeitura. O que se questiona é o porquê de a Prumo, empresa responsável pelo Porto, não participar em parceria com o município para promover atividades na praia.
 
Publicado na edição desta quinta-feira (26) da Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]