Roda de Conversas recebe Patrícia Terra, Conselheira do CREF 1.
Helô Landim 23/12/2016 01:06

O Roda de Conversas recebe a Professora, Ms. Patrícia Terra, Conselheira do CREF1 .Licenciatura Plena em Educação Física – UERJ, Mestre em Ciência da Motricidade Humana – UCB, Professora de Educação Física – Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, Responsável Técnica - Educação Física do Programa Saúde na escola /PSE – Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, Professora e Gestora do Curso de Educação Física – UNIVERSO / Campos dos Goytacazes .15645474_10206413501896306_1584215880_n

Vida Ativa: Como profissional de Educação Física como você analisa o mercado de Campos e região, para os profissionais da área?

 Patrícia Terra:  Acredito no potencial da área de Educação Física, seja na modalidade licenciatura ou bacharelado, como possibilidade de construção de hábitos que levem à qualidade de vida. Assim, não é questão de uma ou outra região ser um nicho de mercado mais ou menos favorável, mas de empenho profissional, criatividade e sensibilidade para compreender as demandas que surgem e que se modificam a cada dia. É preciso, cada vez mais, investir em conhecimento para que possamos estar atualizados, legitimados e reconhecidos no segmento que atuamos, mas não por vaidade e sim por competência e responsabilidade com o outro.

Vida Ativa: Você é Conselheira do CREF1, há um avanço nas ações propostas pelo Conselho em Campos e região? Por exemplo as fiscalizações aumentaram, estão eficazes?15645094_10206413513216589_1790835592_n

Patrícia Terra: Sou Conselheira do CREF1 há quase um ano e posso afirmar que muito trabalho foi e está sendo realizado, não apenas pelo Norte e Noroeste Fluminense, mas por toda categoria. São ações compartilhadas com outros Conselhos, como a recenteluta” para que a Medida Provisória (MP) 746/2016 de reestruturação do ensino médio não tornasse facultativo o componente curricular Educação Física. São ações específicas, como a Lei 7195/16 que confere, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, que todos os conteúdos curriculares da disciplina de educação física sejam ministrados por um professor formado na área e determina o prazo de dois anos para adequação dos estabelecimentos de ensino.

Cursos de formação continuada foram realizados, ao longo de 2016, em Campos e na região no intuito de atender demandas apresentadas e sugeridas pelos profissionais registrados no CREF1.

As constantes fiscalizações não só aumentaram em número de visita, mas também avançaram em termos qualitativos, orientando para que ações indevidas, comprometedoras da ética profissional e da excelência na qualidade do atendimento prestado à sociedade não mais possam existir.15645577_10206413702661325_1945539970_n

Vida Ativa: Vivemos a era do consumo do “corpo ideal”, a procura exacerbada da estética. As academias aumentam em número na cidade e com bom público, entretanto passado o período de verão, a tendência é diminuir a prática. Onde está o erro nesta equação?

Patrícia Terra: Eu diria que encantar pelo modismo e culto ao corpo é uma estratégia volátil, fadada ao fracasso, porque ficará na dependência da necessidade de exibir a “escultura corporal” e na evidência midiática dos profissionais e das academias. Por outro lado, orientar com conhecimento para construção de um corpo belo e saudável, atender com qualidade, respeitando a individualidade e os limites de atuação profissional, são importantes elementos, ao nosso alcance, que podem fidelizar o aluno/cliente ao profissional e a academia.

Vida Ativa: Deixe uma mensagem para os profissionais de Educação Física de Campos e Noroeste Fluminense.

Patrícia Terra : A mensagem que quero deixar é que podemos ter legalidade diante das nossas atuações frente à área da Educação Física, por termos concluído a formação acadêmica, mas precisamos de legitimidade no exercício profissional, fruto do cumprimento dos deveres junto à categoria e constante busca de conhecimento. Que diante de cada proposta de trabalho, seja ela desafiadora ou não, façamos o nosso melhor e sejamos respeitosos acima de tudo! Feliz Natal e um excelente ano de 2017!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Helô Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS