Ada Lavor, no Roda de Conversas.Envelhecimento e saúde bucal .
Helô Landim 16/12/2016 23:04
Vida Ativa: A explosão demográfica aponta índices alarmantes para o envelhecimento da população. Como uma manter a saúde bucal da população que envelhece?

Ada Lavor: Diante da mudança desse perfil populacional e de suas necessidades, os serviços de saúde nem sempre acompanham estas transformações. A saúde bucal tem sido relegada ao esquecimento, no caso brasileiro, quando se discutem as condições de saúde da população idosa. A perda total de dentes (edentulismo) ainda é aceita pela sociedade como algo normal e natural com o avanço da idade, e não como reflexo da falta de políticas preventivas de saúde, destinadas principalmente à população adulta, para que mantenha seus dentes até idades mais avançadas, nesse contexto, faz-se urgente, inserção de medidas preventivas e reabilitadoras, a nível público e privado para que busquemos a longo prazo metas das OMS, em que na faixa etária de 65-74 anos, 50% das pessoas deveriam apresentar pelo menos vinte dentes em condições funcionais.11406821_918451151548951_4740429043506488182_n

Vida Ativa: A OPAS -Organização Pan Americana para Saúde, braço da OMS -Organização Mundial de Saúde, alerta para uma série de medidas preventivas para saúde bucal. na sua concepção a indústria gerou novas tecnologias para atender a população que envelhece?

Ada Lavor: Diariamente, observamos novos materiais no mercado odontológico, focando quase sempre na estética. Tecnologias voltadas hoje para a população idosa visa a reabilitação com implantes e próteses, quando o dente natural já foi perdido. Porém, junto com a idade, vem as doenças crônicas, algumas delas contra indicando o tratamento reabilitador cirúrgico.

Vida Ativa: Qual o retrato as saúde bucal do idoso Brasileiro?

 Ada Lavor: Em 2003, foi realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Federal de Odontologia e faculdades de odontologia (públicas e privadas) um Levantamento das Condições de Saúde Bucal da População Brasileira e os problemas bucais mais prevalentes na população idosa foi a grande porcentagem de edentulismo ( ausência de dentes). Infelizmente, a realidade é de uma população idosa onde mais de 50% da população necessita de algum tipo de prótese, sendo as totais em maior prevalência.

Vida Ativa:  Seu trabalho tem o foco na qualidade de vida de seus pacientes. Como é atuar junto a pacientes especiais?

 Ada Lavor: Costumo falar com orgulho, que meu grande encontro com a Odontologia foi durante a especialização em Pacientes com Necessidades Especiais em 2008. Formada há 14 anos, atuo no serviço público e privado e a prática clínica vai refinando diariamente nossa capacidade técnica. No entanto, atender pacientes especiais vai muito além de dominar materiais e técnicas inerentes à profissão. Requer do profissional uma sensibilidade que não se aprende em cursos, requer sim, olhar para o outro e se colocar no lugar dele, a famosa empatia, que recarrega minhas energias diariamente. Cada paciente é um aprendizado, uma troca, uma gratidão. Durante o atendimento, busco envolver a família no processo de cuidados bucais como instrução de higiene, causas da doenças bucais e sua influência na saúde geral do paciente. O resultado é um paciente acolhido, cuidado, familiar envolvido no processo e eu realizada com profissional e ser humano.

     

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Helô Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS