Não existe "justiça com as próprias mãos"; é só mais violência
27/12/2016 13:53
Nesse domingo difícil de trabalhar, com a notícia de que um jovem teve a mão decepada porque estaria cometendo furtos em um bairro da cidade, só resta repetir como um mantra um trecho de uma crônica de Luis Fernando Veríssimo publicada há quase três anos:
“Inacreditável é, depois de dois mil anos de civilização cristã, existir gente que ama seus filhos e seus cachorros e se emociona com a novela e mesmo assim defende o vigilantismo brutal, como se fazer justiça fosse enfrentar a barbárie com a barbárie, e salvar uma sociedade fosse embrutecê-la até a autodestruição”.
Se a ideia é embrutecer uma sociedade até a autodestruição, pela quantidade de pessoas se regozijando com o vídeo com cenas pesadas onde a agressão é comemorada e “justificada”, diria que estamos indo pelo caminho certo. Em breve sairemos com nossas crianças para ir a padaria e encontraremos pessoas amarradas a postes.
Isso não é “justiça com as próprias mãos”, porque isso não é justiça. É só mais violência. Quanto mais violência se permite em uma sociedade, mais chance dessa violência nos atingir e atingir quem amamos.
Sobre o autor

Camilla Silva

[email protected]

O blog Preto no Branco nasceu com a intenção de desfazer boatos, mentiras criadas e difundidas, respostas duvidosas de assessorias, entre outros. A autora é jornalista e advogada.

BLOGS - MAIS LIDAS