Concorrente do Uber avança
Christiano 06/12/2016 21:03

Cabify

A Cabify, empresa sediada na Espanha que presta serviços de transporte privado urbano através de um aplicativo de smartphone ou de um browser no computador, vem avançando no mercado brasileiro. Ela chegou em junho a São Paulo e em agosto ao Rio de Janeiro, atuando nas capitais dos estados.

Hoje o Cabify já está presente no Brasil em 4 capitais, com a inclusão de Porto Alegre e Belo Horizonte, sendo concorrente direto do Uber, que é sediado nos EUA. Ao todo, os espanhóis, chamados de o "Uber da Europa", estão presentes em 9 países, com forte presença na América Latina.

Os sistemas são semelhantes, mas têm algumas distinções. No Uber o passageiro paga pela distância no percurso e também pelo tempo gasto no trajeto. O Cabify somente tarifa a distância, independente do trânsito, sendo imune a engarrafamentos, cada vez mais constantes nas grandes cidades.

O Cabify não tem tarifa dinâmica, utilizada pelo Uber como multiplicador do valor da tarifa quando há mais solicitações do que carros em determinada região. Ambos usam o Waze para navegação. No Cabify, definido o trajeto, o passageiro sabe, antes de iniciar a corrida, o seu valor final, que não mudará mesmo se o motorista pegar trânsito ou mudar o trajeto, prevalecendo o que foi calculado inicialmente.

Cabify logoComo está entrando no mercado, o Cabify tem dado estímulos financeiros aos motoristas cadastrados e descontos através de cupons promocionais aos passageiros. Alguns motoristas cariocas "ixxxxpertos" estão se cadastrando no Uber e no Cabify, usando simultaneamente ambos, atendendo o que for mais conveniente naquele momento.

Por enquanto o Cabify está trabalhando somente com a versão Cabify Lite, equivalente ao UberX. Em São Paulo há a versão Cabify Cab, de tarifas mais caras. No Rio, onde só há o Cabify Lite, há o UberX, o UberBLACK (a de melhores carros e mais cara) e o UberPOOL (modalidade de carro compartilhado com outros passageiros).

O UberX, disponível em Campos, aceita qualquer modelo de carro com fabricação de 2008 em diante, desde que tenha 4 portas, 5 lugares e ar condicionado. O veículo não pode ser uma pick-up, van ou caminhonete, ter placa vermelha e nem conter adesivos. No UberBLACK o carro precisa ser um sedã ou SUV, necessariamente preto, ter bancos de couro e ter ano de fabricação mínimo de 2011.

Já no Cabify Lite os veículos precisam ter ano de fabricação a partir de 2011, cor escura ou neutra (branco, cinza, prata), ter ar condicionado e rádio com MP3, garantindo, na teoria, um padrão médio maior do que o UberX, seu concorrente direto.

Como nem tudo são flores, o site do Cabify ainda é todo em inglês. O aplicativo é traduzido para o português, mas possui alguns erros de tradução, apesar de nada comprometer o seu uso. Além disto, há reclamações de usuários nas redes sociais e sites de atendimento aos consumidores sobre dificuldades de solução de problemas e de demora nas respostas de solicitações.

Fontes: TechTudo, O Economista, Diario do Rio e Melhores Destinos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS