Lava Jato: PF leva presidente do TCE-RJ para depor
Suzy 13/12/2016 08:25

jonas-lopes-de-carvalho

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF), deflagra hoje (13/12) a Operação Descontrole com o objetivo de investigar os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro cometidos por integrantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ)  presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ). Jonas Lopes de Carvalho, presidente do TCE, é alvo de um mandado de condução coercitiva. Segundo o jornal O Globo, o filho do presidente, Jonas Lopes Neto, e Jorge Luiz Mendes Pereira da Silva, o Doda, apontado como operador de Lopes, também foram levados a depor.

Quarenta policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão e 03 mandados de condução coercitiva expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A Operação Descontrole é resultado de investigação da Força-Tarefa da Operação Lava-jato no Estado do Rio de Janeiro.

Denúncias - De acordo com reportagem exibida pelo Fantástico no último domingo (11), trecho da delação de Leandro Azevedo, ex-diretor de Contratos da Odebrecht, envolve o atual presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O ex-diretor citou, ainda, que entregou o valor de R$ 1 milhão ao filho de Jonas Lopes, Jonas Lopes de Carvalho Neto, no escritório de advocacia dele, no Centro do Rio. Jonas Lopes Neto é advogado de Anthony Garotinho (PR), também citado na delação.

Segundo o ex-diretor da Odebrecht, Jonas Lopes pediu dinheiro para aprovar o edital de concessão do estádio do Maracanã e o relatório de contas da linha 4 do metrô do Rio. No acordo assinado com o Ministério Público Federal, Leandro diz que, em 2013, Wilson Carlos, então secretário de Governo de Sérgio Cabral (PMDB) mandou um recado à empreiteira dizendo que o edital de concessão do estádio do Maracanã já tinha sido enviado ao TCE e que a empresa deveria procurar o presidente.

Carreira - Jonas Lopes de Carvalho se tornou Conselheiro do TCE após indicação do então governador do Estado, Anthony Garotinho. Ele é advogado formado pela Faculdade de Direito de Campos e filho do criminalista Jonas Lopes de Carvalho. Joninha, como é chamado pelos amigos, foi procurador geral da Prefeitura de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Suzy Monteiro

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS