Caos na Saúde: Centro de Emergência de SJB paralisa todos os serviços
Arnaldo Neto 27/12/2016 12:34
A Saúde de São João da Barra que já está na UTI há algum tempo no governo Neco (PMDB), teve sua situação agravada nesta terça-feira (27), a quatro dias do fim da atual gestão. Todos os serviços do Centro de Emergência Pedro Otávio Enes Barreto foram paralisados. O município, que teve a Santa Casa fechada em outubro (aqui) por falta de pagamento, agora está também sem atendimento em sua principal unidade de emergência.
Secom/SJB
Saúde é um dos setores que mais vem sofrendo na cidade/Secom/SJB
Os médicos paralisaram o serviço por falta de pagamento há dois meses, além de atraso no 13º. No momento, a unidade está fechada. No Centro de Emergência há relatos de condições insalubres para o trabalho. Aparelhos de ventilação mecânica estariam com defeito e o ar-condicionado, sem funcionar. Também foi denunciada a falta de remédios e insumos.
Vale lembrar que na alta temporada existe um aumento considerável na população, chega a triplicar.
Caos na Saúde – O Centro de Emergência de SJB chegou a interromper alguns serviços no dia 14 de outubro. Na ocasião, a porta da unidade foi lacrada e um comunicado informou que o atendimento estava sendo somente na “emergência vermelha”. Uma semana antes, funcionários fizeram um protesto em frente à unidade de saúde, por conta de atraso em salários. Segundo os manifestantes, a Prefeitura não repassava o valor devido há dois meses. Outubro também foi o mês que a centenária Santa Casa de Misericórdia, com mais de R$ 4 milhões a receber da Prefeitura, fechou as portas.
Em novembro, no dia 15, o Centro de Emergência parou o atendimento pela falta de colaboradores para manter a unidade em funcionamento. Cinco dias depois, o vice-prefeito Alexandre Rosa (PRB) foi à delegacia denunciar que a unidade estava no escuro e sem gerador de emergência. Na semana passada (aqui), a unidade fechou as portas por alguns momentos por falta de condições de trabalho. na ocasião, em 22 de dezembro, apenas os médicos plantonistas estavam na unidade e faziam o atendimento de emergência.
Sobre o autor

Arnaldo Neto

[email protected]

BLOGS - MAIS LIDAS