Vamos voar?
Marcos Almeida 21/11/2016 17:19

FullSizeRender

O que esportes como tênis, natação e atletismo tem em comum, além da prática física, que é inerente a todas as modalidades?

?????Eles necessitam, na sua essência, de foco de atenção, melhora do movimento, velocidade de reação, além das ótimas respostas para os problemas que surgem a todo momento, podendo definir o resultado final de uma prova.

?????Estamos hoje diante de uma eficiente ferramenta utilizada nos esportes, que é o treinamento cognitivo, indo muito além do treino físico.

?????Evidências científicas têm mostrado o efeito benéfico destas estimulações cognitivas em inúmeras formas de aprendizagem motora.

?????De uma forma tradicional, o trabalho feito para esta aprendizagem é exclusivamente pensado nas questões físicas do movimento, esquecendo o principal (o cérebro), visto que através dele toda e qualquer aprendizagem voluntária pode ser aperfeiçoada.

?????Procura-se hoje pesquisar e aplicar estes estudos nesta nova área da aprendizagem, que é o campo cognitivo, direcionado ao homem como um ser global e não unicamente físico.

?????Dentre estes estímulos cognitivos cito a Imagética Neural, método que tem se mostrado bastante eficiente em artigos cada vez mais publicados em revistas científicas especializadas.

?????Imagética Neural consiste num ato de imaginar um determinado gesto esportivo (como exemplo cito o arremesso no basquete), usando para isto suas duas modalidades: Visual e Cinestésica. ?????A 1ª corresponde a se ver realizando o movimento; a 2ª a sentir o organismo executando este movimento, ambos de uma forma imaginária e utilizando os mais variados órgãos dos sentidos.

????????Quando esta metodologia é executada em conjunto com o treino físico, os estudos mostram que os ganhos são superiores ao treinamento tradicional, que são quase sempre realizados de forma isolada.

?????Estes trabalhos são cada vez mais utilizados em modalidades de alto rendimento, facilitando e melhorando de sobremaneira a performance do atleta, podendo também o auxiliar durante as lesões esportivas, propiciando ao seu cérebro se manter em atividade.

Vamos voar? ?? prof. Ms Sc. Marcos Almeida ??🅰?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS