Como Aprender o Código Morse Rapidamente
Nino Bellieny 04/11/2016 02:35

_______________________________________________________________________ ..._...

Um dos assuntos campeões de acessos BNB: Códigos. Principalmente o Morse. Por isso, aqui está mais uma vez com novas maneiras de se aprender e treinar. O Código Morse foi desenvolvido por Samuel F.B. Morse em 1844. Mesmo após mais de 160 anos, ainda é usado hoje, especialmente por radioamadores. O código pode ser enviado rapidamente pelo rádio e ainda é útil para sinalização de emergências (SOS) com um rádio, espelho ou lanterna e também para a comunicação de pessoas com deficiências graves. Para dominar o código Morse, entretanto, você precisa encará-lo como uma nova língua.
7

Passos

  1. 1
    Ouça atentamente gravações lentas de código morse. O que você está ouvindo é uma combinação de pontos e traços (também chamados de ‘dits’ e ‘dahs’). Um dit é um som curto, enquanto um dah é um som mais longo (três vezes mais longo). Cada letra é separada por uma pausa curta e cada palavra é separada por uma pausa longa (três vezes mais longa).
    • Você pode pesquisar ou comprar gravações específicas para estudo ou usar um rádio de ondas curtas para ouvir a versão real. Software grátis ou barato para treinamento em código Morse existe e normalmente é melhor que as gravações, já que pode ser configurado para mudar aleatoriamente o texto e não ficar repetitivo; você pode escolher o método que achar melhor. Nunca conte os pontos e traços, aprenda o som de cada letra. Se você estiver usando o método Farnsworth, o espaçamento entre as letras é mais longo que a duração da letra. Escolha uma velocidade das letras um pouco acima da sua meta de velocidade e nunca baixa a velocidade das letras, apenas do seu espaçamento. Esta é a forma de aprender código Morse como uma língua, 15-25 palavras por minuto ou mais. Os métodos seguintes são mais bem usados quando você não tem intenção de usar o código Morse acima de 5 palavras por minuto.
  2. 2
    Use uma cópia do alfabeto do código Morse como referência (como o exemplo no final desta página). Você pode usar uma tabela simplificada, como o exemplo, ou uma tabela completa que inclui pontuação, abreviações e códigos de comunicação.[1]Compare o que você ouviu com as letras no alfabeto. O que foi dito? Você acertou? Algumas pessoas acham mais fácil aprender escrevendo a letra com os pontos e traços e comparando-a com a tabela; outras dizem que isso cria uma etapa extra que apenas tornará mais lento o aprendizado. Faça o que achar mais confortável. Se você escolher evitar interpretar a versão escrita, você pode usar uma tabela baseada no sons do código Morse, em vez dos pontos e traços.[2]
  3. 3
    Pratique os sons. Pratique traduzir palavras e frases simples para o código Morse. No início, você pode escrever primeiro, mas eventualmente você precisará fazer diretamente os sons. Por exemplo, a palavra "cat" (gato). Escreva-a:
    -.-.   .-   -
    
    então transmita os sons (você pode usar os botões em um telefone celular ou fazer os sons com a boca - esse última provavelmente vai ajudar seu cérebro a aprender mais rápido). Quando se sentir confortável, escolha um livro infantil e tente transmitir o conteúdo em código Morse "sem" escrever nada. Grave esse exercício e depois toque para conferir se você acertou.
    • Atente para o espaçamento. Cada letra deve ser separada por um espaço da mesma duração de um dah (três vezes a duração de um dit). Cada palavra deve ser separada por um espaço com aproximadamente sete vezes a duração de um dit. Quando melhor o seu espaçamento, mais fácil de seu código ser compreendido.
  4. 4
    Decore as letras mais fáceis primeiro.[3] Um dah simples é um "T" e um dit simples é um "E". Depois, um dah-dah é um "M" e um dit-dit é um "I". Decore as letras para 3 e 4 dits e dahs seguidos. Depois dessas, comece a decorar as combinações: dit-dah, dit-dah-dah, dit-dah-dah-dah e assim por diante. Deixe as combinações mais complexas por último. Felizmente, essas incluem algumas das letras menos usadas (como Q, Y, X, e V), então quando você chegar nesse ponto, concentre-se nas letras mais usadas primeiro. Veja como E e T tem os códigos mais curtos e K, Z, Q, e X tem códigos longos.
  5. 5
    Crie associações. Para cada letra, pense em uma ligação memorável com um som semelhante. Por exemplo, a letra "C" é dah-dit-dah-dit (longo curto longo curto). Você consegue pensar em uma palavra que começa com essa letra e tem um som parecido com o código Morse? Que tal catastrófico, que tem uma ênfase na primeira e terceira sílabas e começa com "c"? Ou então dah-dit, que é o código Morse para "N"? Que talnanny? Existem também alguns guias que existem há muito tempo e podem ser encontrados na internet ou comprados.[4]
    • Se você é um aficionado por música, pode tentar associar o código Morse com melodies que são suas conhecidas. Por exemplo, o começo da Quinta Sinfonia de Beethoven é curto-curto-curto-longo, ou dit-dit-dit-dah, que é a letra "V", o algarismo romano para “5" (de Quinta Sinfonia), além de ser bem apropriado para uma melodia tão "vitoriosa", não acha? Durante a Segunda Guerra Mundial, a BBC usava essa melodia de quatro notas para iniciar suas transmissões pelo rádio por causa de sua associação com a palavra "vitória"![5]
  6. 6
    Divirta-se. Quer atrair seus amigos? Aprenda a transmitir piscando os olhos. Assim você pode piscar um SOS quando seu amigo tiver lhe apresentado alguém desagradável em um encontro às escuras, por exemplo. Use código Morse escrito para passar recados secretos, ou mantenha um diário em código Morse, ou conte piadas sujas sem ninguém saber. Dê a alguém um cartão em código Morse. Diga “Eu te amo” em código Morse. Qualquer que seja seu interesse, acho um jeito de usar o código Morse para ele e você aprenderá muito mais rápido.

Dicas

  • Baixe um aplicativo de código Morse para seu telefone. Ou procure na internet por programas de treinamento, são muito úteis!
  • Para indicar que você cometeu um erro na transmissão da palavra anterior, transmita oito pontos. Isso indicará ao recipiente da mensagem que a última palavra transmitida antes do sinal deve ser descartada.
  • Pratique! Quando tiver tempo livre, peça a um amigo ou familiar para sentar com você e ouvir você transmitir código Morse. Dê a eles uma tabela para decifrar suas mensagens. Além de aumentar o conhecimento de vocês dois isso lhe ajudará a identificar erros que você esteja cometendo ou maus hábitos que devam ser corrigidos.
  • Ouça com muito cuidado. Quando estiver aprendendo, comece bem devagar até pegar o jeito.
  • Não desista! Aprender código Morse não será fácil; é como aprender um novo idioma. Existem novas letras, abreviações, estilos gramaticais e outras coisas para aprender. Não desanime se cometer erros, apenas continue praticando até aprender.
  • Não use guias visuais, já que você não treina os ouvidos através dos olhos. Não use métodos lentos de treinamento porque você terá que reaprender as letras para aumentar a velocidade. O objetivo é reconhecer letras e depois palavras instantaneamente, não contar dits e dahs. Programas de computadores com os métodos Koch e Farnesworth são o melhor caminho.
  • VEJA OUTRO ARTIGO DO BNB SOBRE O CM AQUI
  • Fonte-pt.wikihow.com
  • Em breve no BNB a comunicação das bandeirolas-O Código Semafórico

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS