Polícia Federal prende Sergio Cabral e mais nove
Alexandre Bastos 17/11/2016 08:55
[caption id="attachment_45288" align="aligncenter" width="504"]Carro leva Sérgio Cabral para a PF (Foto: Reprodução TV GLOBO) Carro leva Sérgio Cabral para a PF (Foto: Reprodução TV Globo)[/caption]

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta (17) o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) sob a acusação de cobrança de propina em contratos com o poder público. O ex-governador foi alvo de dois mandados de prisão preventiva, um expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, e outro pelo juiz Sérgio Moro, em Curitiba. O blog “Ponto de Vista”, do Christiano Abreu Barbosa, foi o primeiro da cidade a divulgar a notícia (aqui). A ex-primeira-dama Adriana Anselmo foi levada sob mandado de condução coercitiva.

Além de Cabral, outras nove pessoas tinham sido presas até as 8h15 (veja lista abaixo).

O objetivo da ação é investigar o desvio de recursos públicos federais em obras realizadas pelo governo do Estado do Rio, cujo prejuízo estimado é superior a R$ 220 milhões.

Presos preventivamente (sem prazo para terminar):

– Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho, ex-governador do Rio – Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho, ex-secretário de governo do RJ; – Hudson Braga, ex-secretário de obras; – Carlos Emanuel de Carvalho Miranda, sócio de Cabral na empresa SCF Comunicação; – Luiz Carlos Bezerra; – Wagner Garcia; – José Orlando Rabelo; – Luiz Paulo Reis

Presos temporários (com duração de até 5 dias):

– Paulo Fernando Magalhães Pinto, administrador de empresas, foi assessor de Sérgio Cabral – Alex Sardinha da Veiga

Uma das operações é a Calicute, considerada um braço da Operação Lava-Jato no Rio, que tem como base a delação premiada do empresário Fernando Cavendish. A esposa de Cabral, Adriana Ancelmo, também é alvo de condução coercitiva por essa operação. A outra ação é da Lava-Jato, que teve como base a delação da Andrade Gutierrez e da Carioca Engenharia. Por volta das 6h50, um carro saiu da garagem do ex-governador e muitas pessoas que estavam na porta tentaram invadir o local e gritavam pela prisão dele. Para sair do local, a polícia chegou a jogar spray de pimenta.

Ao todo, a Operação Calicute visa cumprir 38 mandados de busca e apreensão, 8 de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 14 conduções coercitivas.

Justiça vê Cabral como líder de organização criminosa - Em nota divulgada pela 7ª Vara de Justiça Federal, fica clara a identificação de Sérgio Cabral Filho como líder da organização que controlava os esquemas de propina pagos por empreiteiras. Segundo o texto, a investigação identificou que "integrantes da organização criminosa de Sérgio Cabral amealharam e lavaram fortuna imensa, inclusive mediante a aquisição de bens de luxo, assim como a prestação de serviços de consultoria fictícios".

Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS