Porto Central em Pres. Kennedy-ES assina acordo de Construção
Nino Bellieny 08/10/2016 11:39
A Porto Central S.A. e o consórcio liderado pela Van Oord Dredging and Marine Contractors assinaram acordo para desenvolvimento e construção do Porto Central, no município de Presidente Kennedy,  Espírito Santo. No formato multipropósito, é um projeto da Porto Central, por sua vez uma joint venture entre o Porto de Roterdã e a TPK Logística. Pelo acordo, as empresas constituíram equipe integrada que se dedicará a um processo conjunto de otimização que envolve desde do início do conceito à construção e operação. Segundo a Porto Central, essa abordagem permite uma prévia identificação dos riscos e oportunidades, melhora o projeto e a metodologia de execução, oferecendo flexibilidade para adequações de acordo com as necessidades dos clientes e assegura um início antecipado das operações portuárias. Esta é a primeira vez que um acordo desse tipo está sendo implementado para o desenvolvimento de um projeto portuário greenfiled como um todo.
012Ft-ComunicaPortoCentral
A primeira fase do desenvolvimento terá como foco as necessidades e as demandas dos clientes do Porto Central, com a incorporação das condições e dos requisitos das licenças e autorizações nos planos e designs. A segunda fase abordará os métodos de construção e os cronogramas com o intuito de permitir que os operadores portuários comecem suas operações o mais breve possível. A terceira fase da cooperação é a própria construção do porto. O acordo firmado foi inspirado nas diferentes formas de contratação e cooperação mantidas entre o Porto de Roterdã e a Van Oord, como o desenvolvimento da nova área de expansão do Porto de Roterdã na Holanda,  através do aterro de dois mil hectares no chamado ‘Maasvlakte 2’ e projetos no Porto de Sohar em Omã,  nos quais o PR também é acionista. O Porto Central atenderá várias indústrias, tais como óleo & gás, mineração, agronegócio, apoio offshore e estaleiros. Diversas cargas serão movimentadas, em contêineres ou a granel como soja, petróleo cru, derivados de petróleo, GNL, minério de ferro, veículos, granito e mármore, fertilizantes e outras cargas gerais. O Central será desenvolvido em fases, como um porto de águas profundas até 25 metros de profundidade, capaz de receber navios de grande calado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS