Comissão de Saúde da Alerj Abre espaço para a Odontologia Hospitalar
Nino Bellieny 07/10/2016 12:17

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu uma audiência pública nessa quarta-feira (5) para discutir a realidade, os desafios e as oportunidades na atuação dos profissionais de odontologia em unidades de saúde. O evento aconteceu em parceria com a Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (Aherj) e a Associação Brasileira de Odontologia.

0004ft 1 e 2-Alerj

O deputado estadual Jair Bittencourt, presidente da Comissão, ressaltou a importância do Legislativo abrir espaço para que as categorias profissionais expressem suas necessidades. “Na questão dos dentistas, devemos reconhecer o seu papel na sociedade e a relevância de seu trabalho, por exemplo, dentro de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). É preciso que se respeite o fundamental papel do dentista no ambiente hospitalar”, declarou Jair Bittencourt.

0002

Segundo o diretor do Departamento de Odontologia Hospitalar da Associação Brasileira de Odontologia no Rio de Janeiro, Paulo Pimentel, a odontologia se interliga a diferentes áreas da medicina. No caso de pacientes internados nas UTIs, os cuidados bucais são de extrema importância. “Por causa dos tubos respiratórios, há uma alta incidência de pneumonia associada à respiração mecânica. A condição é a que mais mata dentro dos hospitais e os tratamentos realizados pelos dentistas são as principais formas de prevenir”, explicou Paulo Pimentel.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS