Ponto Final — Da Telhado de Vidro ao “escandaloso esquema”
Alexandre Bastos 20/10/2016 12:07

Ponto-final-1

Da Telhado de Vidro ao “escandaloso esquema”

Em outubro de 2008, sete meses após a operação Telhado de Vidro, da Polícia Federal (PF), prender secretários do governo Alexandre Mocaiber, os eleitores de Campos escolheram Rosinha para governar a cidade. Na época, ela prometeu ser “a prefeita da mudança”. Agora, oito anos depois da vitória, Rosinha se despede vendo a PF deflagrar as operações Vale Voto e Chequinho. Ontem, os vereadores Miguelito (PSL) e Ozéias (PSDB), que fazem parte da bancada governista, foram presos. Eles são investigados sobre o uso político do programa Cheque Cidadão. Segundo o MPE, trata-se de um “escandaloso esquema”.

Tensão nos bastidores 

A prisão dos vereadores gera um clima de apreensão nos bastidores da política. Isso porque além de Miguelito e Ozéias, outros 36 políticos são investigados por conta do “escandaloso esquema”. Entre os vereadores eleitos, 11 estão na mira por conta do suposto uso do Cheque Cidadão para a compra de votos: Jorge Rangel (PTB), Thiago Ferrugem (PR), Kellinho (PR), Magal (PSD), Thiago Virgílio (PTC), Ozéias (PSDB), Roberto Pinto (PTC), Cecília Ribeiro Gomes (PT do B), Vinicius Madureira (PRP), Linda Mara (PTC) e Miguelito (PSL). Caso sejam condenados, a configuração da Câmara muda.

Trabalho sério

Se algumas instituições vivem momentos tristes, outras merecem elogios. Em Campos, é importante destacar o trabalho sério da Polícia Federal, assim como o Ministério Público Eleitoral (MPE) e membros da Justiça Eleitoral. Apesar de todo o tipo de pressão, principalmente por figuras que se achavam acima de bem e do mal, esses órgãos não se intimidaram. E ao que tudo indica, não haverá folga aos que usaram e abusaram das velhas práticas eleitorais.

Sem preocupação

O vereador Miguelito não parecia muito preocupado com a prisão. Ontem, ao ser flagrado por cinegrafistas na garagem da delegacia da Polícia Federal, o parlamentar rosáceo bateu no peito, sorriu e fez um sinal positivo. Talvez ele confie na Câmara, que colocou sua tropa jurídica para dar auxílio. Ou seja, essa defesa será bancada pela população de Campos.

Prisão no planalto

Não foi só na Planície que teve político preso pela Federal. Ontem, no Planalto, o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB), que já foi considerado um dos homens mais poderosos do Brasil, teve a sua prisão decretada pelo juiz Sergio Moro, responsável pelos processos em primeira instância da Operação Lava Jato. Após viajar no avião da PF, Cunha chegou a Curitiba e foi levado à sede da Polícia Federal. Segundo a polícia, ele ficará preso em uma cela isolada, sem contato com outros detentos.

Hackers em SFI (I)

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana informou, ontem, que já conseguiu restabelecer mais de 60% de seu sistema de dados de internet que havia sido invadido possivelmente por uma ação de hackers. A previsão é de que até o fim da tarde desta terça-feira (19), o sistema volte ser operado normalmente ou quase na sua totalidade.

Hackers em SFI (II)

Segundo informou a Prefeitura, a empresa responsável pelos serviços de dados, a recuperação foi possível graças aos backups feitos recentemente que preservou boa parte dos arquivos de todo o sistema. O sumiço de algumas informações tem causado estranheza pela cidade, que está prestes a iniciar a transição na Prefeitura. Pessoas ligadas ao atual governo dizem que ele não tem nada a ver com o tal sumiço.

Notas publicadas na coluna Ponto Final desta quinta-feira (20). 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS