Deputados já debatem impeachment de Pezão
Alexandre Bastos 05/10/2016 09:43

pezao

A grave crise financeira do estado do Rio e desentendimentos políticos que estão minando a relação do governo com os deputados da base compõem um cenário em que até mesmo o impeachment do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), licenciado até o fim do mês para o tratamento de um câncer, não está descartado.

Crítico da administração, o presidente da Alerj, Jorge Picciani (PMDB), ressaltou que existem pedidos de afastamento protocolados na Casa. A alegação é o suposto desrespeito aos gastos constitucionais obrigatórios em Educação e Saúde, o que configuraria crime de responsabilidade.

picciani

Perguntado sobre a deterioração do cenário econômico e político, Picciani não descartou a possibilidade de afastamento de Pezão. Os pedidos ainda não tramitaram na Alerj por decisão de Picciani. "Do ponto de vista político, pode acontecer tudo. Os três pedidos de impeachment estão paralisados porque achei que não tinha objeto. Até porque o estado conseguiu reequacionar essa questão dos salários (num primeiro momento). Aqueles R$ 2,9 bi (do governo federal) ajudaram a inteirar a folha desses meses. Mas, pelo que estamos vendo desse calendário, acabou o milho, acabou a pipoca. A situação é de gravidade. Está passando da hora de (o estado) tomar uma decisão", disse Picciani.

O presidente da Alerj nega a pretensão de disputar o governo em 2018 e diz que não pretende concorrer a mais nenhum cargo público. Em um eventual afastamento de Pezão, Dornelles assumiria o cargo. Caso o vice, aliado de Picciani, renunciasse a partir de janeiro de 2017, o governador seria escolhido por eleição indireta. Segundo deputados, Picciani seria o único nome com viabilidade política.

Fonte: O Globo 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS