Chicão e Rafael abrem vantagem
06/09/2016 09:09
Arnaldo Neto
Fotos: Folha da Manhã

A menos de um mês para o primeiro turno das eleições municipais, os candidatos Dr. Chicão (PP) e Rafael Diniz (PPS) se destacaram dos demais na corrida eleitoral. Isso é o que mostra a mais recente pesquisa do instituto Pro4, com 620 eleitores das sete zonas eleitorais de Campos, encomendada pela Folha da Manhã e realizada entre os dias 2 e 3 de setembro. Na corrida à sucessão da prefeita Rosinha Garotinho (PR), Chicão continua na liderança tanto na espontânea como na estimulada. Na espontânea, o candidato rosáceo subiu de 4,8% na sondagem de 6 de agosto, para 25,3%. Rafael passou de 4,5% para 18,2%. Já na estimulada, Chicão subiu de 17,6% para 29,8%, enquanto Diniz subiu de 13,2% para 24,2%. Como a margem de erro é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados. Caio Vianna (PDT) oscilou negativamente, mas dentro da margem de erro. O mesmo aconteceu com Nildo Cardoso (DEM) e Rogério Matoso (PPL). O candidato Geraldo Pudim (PMDB) teve uma queda acentuada em relação à última sondagem.

Chicão assumiu a liderança da pesquisa em agosto, após a definição do seu nome como candidato governista. Com o apoio da máquina, alavancada com o empréstimo de R$ 367 milhões da terceira “venda do futuro” a ser pago até 2026, saiu de 8,4% na consulta estimulada de junho, para 17,6% em agosto e agora 29,8%. Cabe salientar que na primeira sondagem existiam outros nomes como possíveis candidatos, Tadeu Tô Contigo (PRB), que desistiu apesar da segunda posição com 13,4%; e Mauro Silva (PSDB), que bateu 1,9% e virou vice na chapa de Chicão.

Na sondagem deste mês, Rafael cresceu 11% em relação à pesquisa de agosto. Com o desempenho, descolou do empate técnico que mantinha com Caio e passou para um bloco distanciado, com ampla vantagem, que só tem ele e Chicão. O pedetista teve uma queda de 2,1% na pesquisa estimulada, de 13,7% no mês passado para 11,6% neste. É a segunda queda consecutiva do candidato nas consultas do Pro4. Em junho, Caio chegou a liderar com 15,2%. Na consulta espontânea, no entanto, subiu de 2,9% para 10% — justificável pelo fato que com o início da campanha, o jovem prefeitável passou a ser mais conhecido do eleitorado.

Comparadas as pesquisas de junho, agosto e setembro, o resultado mais surpreendente é o de Pudim. Ele saiu de 5% em junho para 11,1% no mês passado. O crescimento de mais de 100% chegou a ser atribuído ao apoio declarado do ex-prefeito Arnaldo Vianna (PMDB). Contudo, na consulta estimulada deste mês o deputado despencou para 4,5%. Depois de chegar perto do pelotão da frente, Pudim agora encabeça o dos últimos. Nildo caiu de 4,2% para 2,6%. Rogério oscilou negativamente de 2,9% para 2,1%.

Se a consulta estimulada revela quem subiu e caiu com o início da campanha e da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, a espontânea desnuda de onde vem a maioria desses votos que alavancaram Chicão e Rafael. Em agosto, 79,7% dos eleitores — ou oito entre cada 10 campistas — ainda não sabiam responder em quem votariam (68,1%), ou afirmaram que iriam fazê-lo em branco ou nulo (11,6%). Neste mês, caiu para 40,8%: ainda não sabem responder em quem votarão (35,8%), ou afirmam que irão fazê-lo em branco ou nulo (5%).

Um dado importante para avaliar as possibilidades de crescimento é a rejeição dos candidatos. Quem assumiu a ponta nesse quesito foi o mesmo que lidera as intenções de votos: Chicão tem 22,6%, ante 17,4% no mês passado. Mesmo com a queda nas intenções de votos, Pudim também caiu na rejeição, tem 20,8% (em agosto era 28,1%). A rejeição a Caio mais que dobrou, passando de 5,3% em agosto para 10,8% neste mês. Nildo tem taxa de rejeição de 6,6%, seguido por Rogério (5,5%) e Rafael (2,4%). Para 4,4% dos campistas, a rejeição é a todos.

Eleições 2016 - Pesquisa Pro4 - Estimulada

Eleições 2016 - Pesquisa Pro4 - Espontânea

Eleições 2016 - Pesquisa Pro4 - Rejeição

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS