Humilde dica
Marcos Almeida 30/09/2016 17:53
IMG_8099

O exercício conhecido como prancha, que é muitíssimo utilizado nas rotinas físicas atuais, e que é essencial para trabalhar o centro, ou o núcleo, como queiram, nem sempre é feito como deveria, sob o meu ponto de vista.

Não importa se é realizado na posição A, B ou C, se o nível de dificuldade é fácil, mediano ou extremamente difícil.

Na verdade, este exercício virou o queridinho da vez e merece ser analisado e explorado um pouco mais.

Nada contra ele, muito pelo contrário, somente passo aqui para deixar esta reflexão e sem querer fechar a questão, apenas é a minha visão frente a práxis e leituras diárias sobre o tema, e afins.

E a minha dica não é nada difícil, mas eficaz. Vamos lá!

No momento da sua realização faça com que seu aluno, atleta, cliente, não importa a denominação, tenha muito foco de atenção no momento da ação.

Sempre falo que em qualquer forma de aprendizagem - o treinamento é uma forma de aprendizagem - quem realizar os movimentos com Foco de Atenção sai muito na frente.

Portanto, diante de todos os elementos dispersores que existem e atrapalham a atenção, estimule o seu aluno/atleta a prestar muita atenção na ação do momento.

Neste movimento que estamos tratando, na posição de prancha, pode-se perder consideravelmente a sua função, sob  dois aspectos:

1º- Se o movimento é realizado sem a devida atenção, assim como todos os outros tipos de movimentos, e etc.;

2º- Quando não se conhece a função da atividade proposta. Como exemplo cito neste mesmo momento ao qual o foco maior pode estar nos pés, ou nos ombros, sendo que o objetivo principal é o Core (grupos musculares estabilizadores da coluna; termo em inglês que significa núcleo, centro) e que no momento pode não estar sendo aproveitado como deveria.

Importante frisar que quanto mais estímulos forem realizados e com uma maior variação nos exercícios, como o velho e eficiente exercício abdominal, via a tradicionalíssima flexão de tronco, os resultados podem estar sendo maximizados.

Muitas pessoas pensam nos exercícios cardiovasculares como a essência da saúde, mas as evidências sobre o trabalho de Força para o corpo, e o núcleo em particular, parecem ser um grande pedaço do quebra-cabeça em termos de alcançar uma boa saúde.

Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS