Para melhorar a performance no pedal
Marcos Almeida 28/09/2016 13:53

IMG_8036

Cada esporte tem seu próprio conjunto de músculos primários e secundários que são utilizados nos movimentos específicos, especialmente nos momentos de produção de força na ação realizada.

Para um ciclista os músculos primários - que são os primeiros e mais importantes músculos contraídos - estão localizados na região dos quadris e pernas.

A imagem acima, com cores específicas, mostrando a atuação de cada músculo nas suas respectivas fases, nos mostra o melhor caminho a percorrer durante treinos paralelos (musculação e TF).

Enquanto está no selim a maior força no pedal acontece entre a posição 12 e 6 horas que é quando a maioria destes músculos primários são ativados.

Entre a posição 6 horas e 12 horas, na fase de elevação do pedal, há a flexão do joelho quando se trás o pedal de volta ao topo, ajudando na força na fase descendente no pedal oposto, produzindo uma maior potência neste momento.

Esta ação inicia com uma combinação dos glúteos e quadríceps. Em seguida, juntam-se os tendões e músculos da panturrilha. Estes grupos compõem o maior volume de músculos usados em uma ação de força neste esporte.

Quando se trata de treinamento de força para a bike todos os músculos listados acima desempenham um papel chave na produção de energia em conjunto com a força do núcleo (core).

O conjunto de músculos citados é importante, mas este estudo deixa evidente quais os mais utilizados, podendo facilitar a práxis dos preparadores físicos em busca de melhor performance para os atletas do pedal.

Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS