Saudades de um Grande Amigo e de um Grande Médico
Nino Bellieny 08/09/2016 22:30
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Minha singela homenagem ao Dr.Irineu Dias

 Crônica de Fábio Stellet Gentil

 05Meu amigo sem igual
Em 01/12/2015, um grande amigo, na melhor acepção da palavra, deixou abruptamente a nossa companhia.
Naquele dia, quando recebi a notícia, de início, foi difícil acreditar. Partimos, pois, rumo à cidade natal, Cardoso Moreira-RJ, e de lá para um lindo lugar, chamado Palmares, cercado de muito verde, onde residia sua saudosa mãe, dona Julinha.
Ao chegarmos, a infeliz constatação. De longe percebia-se pela enorme multidão como nunca em meus 40 anos de vida havia visto em um velório.
Absolutamente impossível não ficar  muito triste por saber que não poderemos mais contar com a sua alegria tão contagiante, com seus conselhos sábios, com seu abraço carinhoso, com seu beijo na testa tão sincero, com uma palavra de encorajamento pronta  para aqueles que precisavam.
Diante de tantos sentimentos e alguma confusão, com uma dor ardente e latente no peito, busquei entrar em sintonia com os pensamentos e virtudes que sempre elevaram a lutadora e honrada alma de um dos maiores e melhores seres humanos que conheci em toda a minha vida.
Nestas breves linhas, exalto sua grandeza de espírito, pessoa de força interior e fé inabalável em seus ideais, gerando resultados positivos para todos que sempre o cercaram. Ao longo de todos esses anos, em grande amizade por cerca de 25 anos, assumo ousadamente a responsabilidade de tecer mais algumas palavras adiante.
06 Grande pai, filho, esposo, avô e amigo! E, sem sobejar dúvidas, como muito brilhantemente disse sua filha Luna na sua última despedida, alguém que usou do dom que Deus lhe concedeu em abundância de saber – a Medicina – para ajudar à milhares de pessoas, sem nunca ter feito nenhuma distinção de raça, credo ou posição social.
Uma pessoa sempre disponível para seus assistidos, não existiam sábados, domingos, feriados. Sempre cuidou de todos com muito AMOR, CARINHO, ATENÇÃO, ZELO e PROFISSIONALISMO. Cuidou de muitos e muitos, não dá nem para contar. E não teve como cuidar de si mesmo. Mas, repito, como disse a Luna, era muito feliz assim, por fazer sempre o bem a outrem, e assim viveu, sempre feliz, combateu o bom combate e guardou a fé.
Dr. Irineu virou um mito ainda em vida e mito permanecerá. Merece ter sua passagem aqui na Terra,  registrada em um livro: médico sem pacientes, pois todos viravam seus amigos!
A todos se doava sem dia e hora. Todos os seus assistidos eram seus verdadeiros amigos, E devotava a estes  a sua brilhante inteligência e o mais puro amor de um coração intenso em tudo o que fazia.
É importante lembrar (também dito pela Luna, filha) que ele deixou um grande tesouro, legado: um exemplo de vida, vida de amor ao próximo. Tenho a certeza que o Senhor o recebeu com os braços abertos e que as celebrações continuam no Céu.
Guerreiro incessante, digo com orgulho, entre todas as qualidades, a maior e talvez a de maior carência dos dias atuais, seja a Humanidade que nele sobrava.
Virtude presente em todas as abordagens de sua brilhante estada entre nós. Atrevo-me um pouco mais ao dizer que aquele que consegue ser realmente Humano, afasta os limites da vida, em vista dos momentos de integridade, lealdade e amor, tudo isso se medindo pelo valor que se dá a vida dos outros como ele sempre deu.
07Com minha filha Beatriz

Dia 11/05/1946: data em que o Senhor escolheu para trazê-lo a este mundo passageiro; Dia 01/12/2015: data em que o Senhor o convocou para morar na pátria celestial, ao lado dEle.

Contudo, hoje, 08/09/2016, ainda que passados 8 meses e 8 dias da nossa separação física, ainda dói e muito.
Deixou, aqui, muitos órfãos...uma legião de amigos, sinceros, e admiradores.
Tenho certeza de que o Reino Celestial ficou mais brilhante com a presença dele. Isso nos conforta e ajuda a amenizar a dor.
Mas faço, aqui, uma confissão! Estou sempre a pensar: bem que poderia ter horário de visita no Céu... Por mais que escreva, palavras, por si só, nunca serão suficientes para expressar toda a minha admiração e gratidão por sua vida e nossa amizade.
À Dra. Vanda Rambaldi, aos filhos Luna, Klaus e Rodrigo, e a toda a família o meu respeito.
Saudades eternas! Eternas Saudades!
Fábio Stellet Gentil
(fidelense, amigo e paciente)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS