Audiência Pública: Concessão da Ferrovia Rio-Vitória
Nino Bellieny 01/09/2016 12:02

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

NOTÍCIA BOA

A ANTT-Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou, em seu sítio eletrônico, os documentos referentes à Audiência Pública nº 005/2015, que visou colher contribuições para o aprimoramento dos estudos técnicos sobre a concessão, à iniciativa privada, do trecho ferroviário compreendido entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Esse projeto faz parte da segunda etapa do PIL-Programa de Investimentos em Logística  do governo federal. A ferrovia, considerada estratégica para a economia do país, tem como objetivo principal proporcionar acesso direto ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), ao Complexo Industrial do Porto do Açu -Rio e ao Complexo Logístico do Porto Central-ES por meio de uma infraestrutura moderna a partir da malha de bitola larga dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, concedida à MRS Logística, e da Ferrovia Vitória-Minas.

A via vai tern  580 quilômetros a um custo estimado em R$ 7,8 bilhões.

Os estudos tiveram como premissa a redução dos riscos de engenharia, o menor tempo de construção e a minimização dos custos de desapropriação e dos impactos socioambientais. Dessa forma, o traçado desviou-se das principais áreas urbanas, como Rio Bonito, Macaé e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Foram contornadas também as reservas biológicas de Poços das Antas e União. Para não impactar as comunidades lindeiras, estão previstas passagens inferiores e viadutos.

Fontes:BrazilModal e ANTT NOTA DO BNB Os trens de passageiros, a exemplo do que a Vale faz no trajeto Belo Horizonte-Vitória, mesmo com os cargueiros em pleno funcionamento, poderão ser utilizados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS