Tabuleiro político quase definido
04/08/2016 09:08

Alexandre Bastos
Foto: Folha da Manhã

Na reta final para a definição das candidaturas, o DEM lançou o vereador Nildo Cardoso como candidato à Prefeitura de Campos e o PP optou pela candidatura do ex-vereador Papinha, mas ele ainda está articulando e movimentos devem ocorrer até esta sexta-feira (5). Já o diretório do PT, que tinha o sindicalista Hélio Anomal como pré-candidato, resolveu propor uma aliança com o PDT de Caio Vianna. A decisão do diretório municipal do PT será levada ao diretório nacional do partido, que vinha sendo pressionado pelo líder rosáceo para lançar candidatura própria ou caminhar com o PR. Nesta quinta-feira (4) é a vez da convenção do PPL, que vai lançar a candidatura do ex-vereador Rogério Matoso, às 18h, no Clube de Regatas Campista.

No momento a corrida pela Prefeitura de Campos conta com seis nomes definidos em convenções: Dr. Chicão (PR), Rafael Diniz (PPS), Caio Vianna (PDT), Geraldo Pudim (PMDB), Nildo Cardoso (DEM) e Papinha (PP). A primeira convenção foi a de Caio, que defendeu o legado do seu pai, o ex-prefeito Arnaldo Vianna (PEN), e apontou a necessidade de uma gestão moderna, tendo o vereador Gil Vianna (PSB) como candidato a vice-prefeito. O segundo a se colocar no páreo foi Geraldo Pudim, que participou da convenção do PMDB ao lado do ex-prefeito Arnaldo Vianna (PEN), pai de Caio. No último sábado foi a vez do lançamento do vice-prefeito Dr. Chicão como candidato do PR à Prefeitura de Campos. Ao lado da prefeita Rosinha Garotinho (PR) e de todo o “rolo compressor”, Chicão afirmou que a responsabilidade é grande e garantiu que “a mudança vai continuar”. O candidato a vice-prefeito será o vereador Mauro Silva (PSDB).

No último domingo o vereador Rafael Diniz foi lançado pelo PPS.

— Nos últimos 20 anos o mesmo grupo se revezou no poder. É hora de pensar em uma gestão diferente para a nossa cidade — discursou Rafael Diniz.

Nildo: “Agora o jogo  começa de verdade”

O DEM confirmou na tarde dessa quarta-feira (3), durante convenção na Câmara de Campos, o vereador Nildo Cardoso como candidato à Prefeitura. Em seu discurso, ao lado da família e dos pré-candidatos a vereador do DEM, Nildo comentou sobre a sua história de vida e afirmou que “agora o jogo começou”. “Uma vez perguntaram ao Brizola o que ele achava de ter 2% nas pesquisas. Ele disse que estava excelente, já que nem havia começado a campanha. Naquela eleição ele virou o jogo e ganhou. Aqui eu digo a mesma coisa. O jogo está começando agora e já estou satisfeito com a posição que iremos largar”, comentou, ressaltado que “Campos precisa de um choque de ordem”. Para a vaga de vice, o nome mais cotado é o do professor Alexandre Delvaux.

Nildo acredita que o seu diferencial é a experiência como empresário. “Eu não virei empresário após entrar na política. Comecei lá atrás, cortando cana na infância, trabalhando desde pequeno e depois me tornei um empreendedor. Nunca dependi de dinheiro público”, disse.

Papinha entra no páreo, mas articula

Durante a convenção do PP, que ocorreu em uma pequena sala da Câmara de Campos, o ex-vereador Papinha recebeu os pré-candidatos a vereador e definiu a nominata do partido para a eleição. Além disso, se colocou no páreo como candidato à Prefeitura, mas avisou que as articulações seguem até esta sexta-feira (5). “Hoje sou candidato, mas vivo um drama familiar, já que o meu irmão está na UTI. Vou ao Rio amanhã conversar e terminar de definir a nossa estratégia em Campos”, diz Papinha, que conversou nos últimos dias com os grupos de Nildo Cardoso (DEM), Rafael Diniz (PPS) e Caio Vianna (PDT).

Diante de sua nominata, que não conta com figurões, Papinha fez de tudo para animar a tropa. “Na minha primeira vitória tinha gente no grupo que me apontava com 100 votos. Consegui 4.500. Vocês não podem desanimar”, disse.

No final da convenção, aliados de Caio tentaram conversar com Papinha sobre uma sinalização que teria vindo de cima, mas ele se esquivou e afirmou que a decisão teria sido comunicada.

PT decide caminhar com Caio Vianna

O sindicalista Hélio Anomal retirou sua pré-candidatura à Prefeitura de Campos ma noite dessa quarta-feira (3) e o diretório municipal do PT optou por uma aliança com o PDT de Caio Vianna, que vai disputar o governo municipal. Na proporcional, a legenda vai coligar com PMN e PEN.

Porém, após a decisão dos petistas da planície, a situação vai chegar ao planalto. “A nacional vai decidir. Como o Menininho da Lapa pressiona e tenta mexer as peças em Campos, ele terá que duelar lá em cima”, afirmou a ex-vereadora Odisséia Carvalho.

Como a coluna “Ponto Final” já havia antecipado, o líder rosáceo ligou para o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e tentou montar uma estratégia em Campos. Ou uma coligação do PT com o PR, ou candidatura própria, que seria com Anomal. “Como podemos aceitar que ele diga o que devemos fazer? Ficou nítido que ele não queria o PT com Rafael Diniz, nem com Caio Vianna. Ele sabe que os dois podem ir para o segundo turno e derrotar o governo”, disse a ex-vereadora Odisséia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS