Italva: Renasce um Hospital
Nino Bellieny 04/08/2016 14:02
EM 1 MÃO- Durante anos a única referência para a população de uma extensa área geográfica compreendendo os municípios de Italva, Cardoso Moreira, Cambuci e parte de São Fidélis, a Casa de Saúde  Imaculada Conceição, durante os recentes anos esteve impossibilitada de atuar como deveria,  por uma série de problemas burocráticos. amapa-mini-61 Até que, da amizade formada por um paciente e seu cardiologista, surgiu a ideia da ressuscitação de um ideal. Primeiro, arrendar o imóvel,  depois reformar, ampliar e modernizar, dotando de infraestrutura compatível com o desejado, além de regularizar urgentemente a situação, começando pelo alvará de funcionamento concedido pela Vigilância Sanitária do Estado do Rio, depois de rigorosa inspeção. Sem isso, não haveria um ponto de partida. Agora, enquanto os entendimentos com o SUS-Sistema Único de Saúde estão em andamento, o hospital, cujo nome passa a ser João Paulo II, depois da reforma iniciada a mais de um ano, prepara-se para sua antiga-nova missão: cuidar de pessoas. E  cuidar muito bem. O corpo clínico reúne a nata da respeitada Medicina itaperunense com reforços campistas. Cardiologistas, cirurgiões, ginecologistas, obstetras, otorrinolaringologista, ortopedistas e outros mais já estão integrados. A Secretaria de Estado de Saúde, doou alguns equipamentos e outros foram adquiridos, deixando os italvenses entusiasmados com o retorno de um serviço imprescindível e muito mais completo.
apanoramica1ft-previtalva
Os investimentos ainda não foram contabilizados em sua totalidade: ainda há planos cuidadosamente sendo elaborados para que o HJP não só recupere os dias de glórias quando tinha um outro nome, mas também se projete por meio da competência necessária. "Italva, as cidades e os distritos vizinhos saem ganhando com a volta de um patrimônio sem igual para todos nós." Quem diz isso é o agropecuarista italvense, da localidade de Mata da Cruz, Romildo Gonçalves da Silva, o paciente que acreditou não só no tratamento do seu médico, mas também na visão e no sonho deste. Sobre isso, Crebylon Nino Gonçalves Lopes Silva, também é enfático: " Percebemos a enorme necessidade de recuperar a tradição da Casa de Saúde e também de modernizá-la, tornando-a um Hospital primordial para a região onde está localizado. O Romildo além de meu paciente é um grande amigo e conhecedor profundo das necessidades do povo sofrido do interior. Conversamos bastante e colocamos em prática nossos anseios. A área merece um grande hospital."
italvaft-oasisfm
O pronto-socorro já funciona normalmente, mantido pela Prefeitura de Italva e em breve, o HJP será inaugurado. Na cidade a expectativa é grande. O Turismo de Saúde, assim chamado pela movimentação de pessoas em busca de tratamento médico, é um dos mais fortes fatores econômicos, principalmente de cidades de pequeno porte, beneficiando hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, supermercados e impulsionando outras atividades. Além da cura dos males do corpo, um passo e tanto para ajudar a curar a crise financeira. Com o HJP-Hospital João Paulo II, Italva, além  dos símbolos que a fizeram conhecida no país inteiro, como o  mármore e o kibe, volta a ser a Capital da Saúde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS