Ponto Final — Caio espera pelo pai e evita "tiroteio"
Alexandre Bastos 27/08/2016 14:54

Ponto-final-1

Espera pelo pai

Em entrevista publicada na edição de hoje da Folha o candidato do PDT à Prefeitura de Campos, Caio Vianna, revela que aguarda o seu pai, o ex-prefeito Arnaldo Vianna, de braços abertos. Apesar das declarações de Arnaldo sobre falta de experiência do filho para administrar a cidade, Caio diz que, no fundo, o pai sabe da sua “capacidade e competência”. Com 27 anos, o mais jovem candidato à Prefeitura destacou sua habilidade na formação de “um grande arco de alianças”.

Desarmado, até quando?

Calculando cada passo, Caio Vianna quer evitar confrontos diretos na disputa pela Prefeitura de Campos. Ele avisa que o acirramento no primeiro turno pode inviabilizar uma aliança no segundo. O problema é que um quadro embolado entre oposicionistas, que pode se desenhar nas próximas pesquisas, deve gerar alguns “esbarrões”. Será que Caio vai manter o tom “paz e amor” até o fim? Na entrevista de hoje, por exemplo, ele já alfinetou Pudim. “Pintava Garotinho de Deus e Arnaldo de demônio. Hoje, inverteu tudo”.

Confronto de gerações

Os três candidatos mais jovens na disputa pela Prefeitura de Campos: Caio Vianna (PDT), Rafael Diniz (PPS) e Rogério Matoso (PPL) estarão com respostas na ponta da língua quando o assunto é a falta de experiência. Eles citam casos de políticos experientes que não se saíram muito bem nos últimos anos. Além disso, há um dado que anima os jovens políticos do Brasil. Recente pesquisa Ibope revelou que 54% dos brasileiros estão dispostos a votar em um candidato sem experiência política.

Tempo é dinheiro I

Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Rio (Firjan) mostra que o tempo perdido pelos trabalhadores do Norte Fluminense no trajeto casa-trabalho-casa é responsável por um prejuízo de mais de R$ 2,6 bilhões. O valor é equivalente ao custo dos deslocamentos de 105,1 mil moradores da região que levam mais de 30 minutos no trajeto de ida e volta para o trabalho. O estudo foi realizado em nove cidades da região e mostra que, em média, cada trabalhador gasta 1h58 por dia.

Tempo é dinheiro II

Campos dos Goytacazes, segundo a pesquisa do Sistema Firjan, responde por 62,8% do custo total da região e na cidade, deixam de ser produzidos R$ 1,6 bilhão. Apesar de ter o segundo menor tempo médio de deslocamento (1h56) por trabalhador, o município concentra 52% daqueles que levam mais de 30 minutos no trajeto casa-trabalho-casa. O Sistema Firjan elenca a ausência de um planejamento urbano adequado como principal motivador para este forte desequilíbrio na distribuição de funções urbanas.

Registro por aplicativo

O cidadão fluminense não precisa mais ir a uma delegacia para registrar uma ocorrência policial. A partir de agora, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro está disponibilizando um aplicativo de celular para facilitar e oferecer mais praticidade ao registro de ocorrências pelos cidadãos. Por meio do recurso, é possível escolher entre Comunicação de Ocorrência, Extravio (perda) de Documentos, Denúncia do Bairro, entre outros registros, e preencher o formulário com dados pessoais e informações sobre a ocorrência.

Delegacia Online

Disponível para Android e iOS, o Delegacia Online PCERJ foi desenvolvido pelo Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DGTIT) da instituição.Ao fazer o pré-registro no aplicativo, a pessoa descreve o ocorrido e escolhe a delegacia mais próxima onde deseja ser atendido, caso haja necessidade. Também é possível fazer denúncias anônimas sobre depósitos de armas e drogas, violência contra a mulher, entre outros assuntos.

Com a colaboração do jornalista Rodrigo Gonçalves. 

Coluna "Ponto Final" publicada na edição deste sábado (27). 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS