Ponto Final - Quem é oposição de verdade?
Alexandre Bastos 25/08/2016 12:15

Ponto-final-1

Todos contra um?

Em um primeiro momento, quem analisa o quadro de candidatos à Prefeitura de Campos, imagina que a disputa será no estilo “todos contra um”. De um lado, cinco candidatos oposicionistas e, do outro, o Dr. Chicão (PR), candidato da máquina com o apoio do casal Garotinho. Porém, em entrevista publicada na edição desta quinta-feira da Folha, o vereador Nildo Cardoso (DEM), que disputa o governo municipal, diz que só no segundo turno será possível saber quem é oposição de verdade.

Nildo analisa “jogo duplo”

Citando o exemplo de 2008, quando Paulo Feijó, candidato pelo PSDB, foi uma linha auxiliar do grupo de Garotinho na eleição, Nildo afirmou que pode ter gente fazendo “jogo duplo”. Na visão de Nildo, só será possível saber quem é oposição de verdade no segundo turno. “Em 2008 Feijó dizia o tempo todo que estaria no segundo turno, mas ficou com 3.500 votos e fez aquele papel auxiliar”, diz Nildo.

Quem garante aliança?

Por enquanto, indagados sobre a união no segundo turno, Nildo e Geraldo Pudim (PMDB) garantiram aliança com a oposição. Já Rogério Matoso (PPL) último nas pesquisas de intenção de votos divulgadas até agora, afirmou que vai estar no segundo turno e não quis antecipar a possibilidade de aliança. Ciente de que a oposição unida no segundo turno é um risco para a manutenção do poder, o grupo garotista vai jogar forte para vencer no primeiro turno.

Arranhões inevitáveis

Para Nildo Cardoso, os arranhões no primeiro turno, entre os oposicionistas que estão na disputa, são inevitáveis. Mas ele acredita em um jogo limpo, sem “entradas desleais”. Fica nítido que a oposição se divide em dois blocos. De um lado, Nildo e Pudim se apresentam como mais experientes citam feitos administrativos. Do outro, três jovens que apontam a importância de oxigenação e não enxergam a pouca idade como empecilho.

Campanha nacional

Preocupados com o olhar sobre o adolescente que cometeu ato infracional, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Pastoral do Menor, junto com outras 23 instituições, lançarão em setembro a campanha “Dê Oportunidade. Faça diferente, ninguém nasce infrator”. A campanha é voltada para gestores de políticas públicas, sistema judiciário, conselhos de controle social e tutelares, educadores sociais, adolescentes, escolas, representantes de comunidades e movimentos sociais em geral.

Calçadão

Um dos grandes problemas do Calçadão de Campos, as grelhas das canaletas começaram a ser reformadas. Muitos são os casos de pessoas, sobretudo idosas, que acabaram vítimas dos vãos existentes do local, que levam a pequenas lesões ou mesmo a fraturas comprometedoras.

DRU

O Senado aprovou ontem o projeto que recria a Desvinculação de Receitas da União (DRU) com validade até 2023. A proposta segue para promulgação do Congresso. A DRU permite que o Governo Federal aplique os recursos em qualquer despesa considerada prioritária. Ele também pode usar o dinheiro para fazer superavit primário e conter o aumento da dívida pública. A proposta aprovada promove a desvinculação de 30% das receitas da União, Estados, DF e municípios. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição, a matéria tinha que ser votada em dois turnos, com o intervalo de três sessões entre eles. Um acordo entre líderes do PT e do PSDB, no entanto, permitiu que este prazo fosse quebrado, viabilizando a votação. No primeiro turno, foram 56 votos favoráveis e 13 contrários. No segundo, foram 54 votos a 15.

Coluna "Ponto Final" desta quinta-feira (25).

*Com a colaboração do jornalista Antunis Clayton.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS