Ponto Final — Após ação de Garotinho, as reações do PT em Campos
Alexandre Bastos 06/08/2016 12:50
ponto-final-1    

Ação e reação (I)

Antes das urnas, a batalha eleitoral começou quente nos bastidores. Para fragilizar adversários e aumentar as chances de vitória do seu grupo político, o secretário de Governo Anthony Garotinho (PR) entrou em cena nos últimos dias e fez movimentos estratégicos. Um deles tinha a missão de tirar o PT de Caio Vianna (PDT). A pressão de Garotinho “por cima” gerou a possibilidade de a aliança em Campos ser anulada. Com isso, o PT teria dois caminhos: ficar com o PR ou ter candidatura própria.

Ação e reação (II)

A ex-vereadora Odisséia Carvalho, que defendeu a aliança estratégica com o PDT, disse que o movimento de Garotinho “por cima”, que fez a direção nacional impor a candidatura própria em Campos, representa a destruição do partido no município. “Infelizmente, esta decisão está destruindo o PT de Campos, que estava, a duras penas, tentando se reerguer. Não vou compactuar com uma decisão do PT nacional que compactua com Garotinho”, diz Odisséia, que já aposta em um recurso para garantir a validade da ata que definiu o apoio ao PDT.

Professor no páreo?

Se a ex-vereadora Odisséia Carvalho nem quer cogitar a possibilidade de candidatura própria, o professor Alexandre Lourenço, um jovem do quadro do PT em Campos, que obteve 850 votos em 2012, poderia ir para o sacrifício e encarar uma candidatura própria. Jovem e articulado, o petista se aproxima, individualmente, daquele perfil que o eleitor campista parece buscar e pode encontrar também refletido no rosto de Rafael Diniz (PPS), de Rogério Matoso (PPL) e de Caio.

Quem perde?

Se a convenção da municipal for anulada, como esta coluna antecipou, com Alexandre Lourenço candidato a prefeito, além de um Caio esvaziado do generoso tempo de propaganda do PT, Rafael e Rogério também sairiam perdendo. Na base da eliminação, Rafael e Rogério esperavam herdar os cerca de 15 mil votos que a esquerda tem em Campos. Membro de uma ala no PT chamada “Resistência de esquerda”, Lourenço poderia ser uma peça importante para o grupo rosáceo.

Que força é essa?

Nos bastidores, muita gente se perguntou sobre o que teria feito o diretório nacional do PT aceitar o pedido de Garotinho. Será que a licença da deputada Clarissa, durante a votação do impeachment, e algumas articulações no Estado são mais fortes do que o PDT, que se posicionou contra o impeachment e chegou a expulsar parlamentares? Há quem diga que esse movimento tem a ver com algo muito maior. São fortes os indícios de que a Odebrecht e o PT continuam mantendo entendimentos na área política nessas eleições municipais e isso pode envolver movimentos em algumas cidades.

Esporte 

O final de semana de Festa do Santíssimo Salvador é repleto de atividades esportivas. A Fundação Municipal de Esportes (FME) realiza e apoia eventos dentro da programação das comemorações do padroeiro da cidade. Hoje acontece a tradicional prova ciclística de São Salvador, que este ano chega à 72ª edição, seguindo como a prova mais antiga no circuito nacional de ciclismo. A disputa este ano terá 12 categorias e cerca de 150 competidores.

Bienal

Com o tema “Leitura que muda o mundo”, a 9ª Bienal do Livro de Campos vai homenagear o escritor campista Waldir Pinto de Carvalho. A maior feira literária do interior do estado do Rio de Janeiro foi aberta ontem. A cerimônia contou com a presença de Walnize Carvalho, filha do homenageado, Waldir Pinto de Carvalho, e teve a participação do Coral Infanto-Juvenil Municipal do Teatro Trianon e a banda Maria Auxiliadora Freitas. O evento segue até o dia 14 e a entrada é gratuita.

Publicado na edição de hoje (06) da Folha da Manhã. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS