Ponto Final — Rosáceos ganharam a metade da briga antes do confronto?
Alexandre Bastos 01/08/2016 11:01

ponto-final-1

Eles são imbatíveis?

Na política a metade da briga se ganha antes mesmo do confronto. São as articulações em busca de partidos e financiadores. Nesse ponto, não há como negar que o grupo rosáceo saiu na frente. Além da máquina com milhares de cargos de confiança e contratados por RPA e programas sociais, eles contam com mais tempo de TV e financiadores poderosos. Para completar, optaram pela chapa Chicão e Mauro, considerada a mais viável, inclusive com penetração na chamada “pedra”. Mas será que eles são imbatíveis?

Força da oposição

A escolha da chapa Chicão e Mauro, ao invés de um nome com perfil mais rosáceo, foi a demonstração de que o secretário de Governo reconhece a força da oposição, mesmo completamente dividida. Ele sabe que a cabeça do eleitor é um mistério e uma “onda” poderia derrubá-lo do trono que foi recuperado em 2008. Em 2012, quando Rosinha se reelegeu no primeiro turno, os nomes da oposição (Makhoul, Arnaldo, Schunk e José Geraldo) somaram mais de 100 mil votos. Agora, com o governo desgastado e sem Rosinha noa páreo, a previsão é de que esse número aumente, forçando um segundo turno.

União após arranhões?

Tudo indica que a disputa pela Prefeitura de Campos vai contar com seis candidatos oposicionistas e apenas uma chapa governista. Porém, se as próximas pesquisas mostrarem mais de duas candidaturas competitivas na oposição, o governo pode escapar das pancadas mais fortes e o clima esquentar entre os nomes oposicionistas. E depois, em caso de segundo turno, quem se arranhou vai querer se unir? E o eleitor, vai entender? Vale lembrar que, nas últimas eleições com segundo turno, em 2004 e 2008, candidatos como Makhoul e Odete, ficaram neutros após o primeiro turno.

Proposta indecente

Presidente do PV em Campos, o jornalista Gustavo Matheus declarou apoio à candidatura de Rafael Diniz (PPS) e revelou que, nas conversas pré-eleitorais, não faltaram “propostas indecentes”. Segundo Gustavo, alguns movimentos nos bastidores revelaram que o grupo governista “se esforçou muito para tentar esvaziar a candidatura de Rafael". Nas redes sociais, Gustavo deixou uma pergunta no ar: "Que medo é esse?".

Notas publicadas na coluna "Ponto Final" desta segunda-feira (01). 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS