Pai, criação divina de Deus!
bethlandim 12/08/2016 21:29

       “Meu pai, com seu jeito finito de ser Deus, revelava-me Deus, com seu jeito infinito de ser homem...” Padre Fábio de Melo. Pai, palavra com origem no latim pater, que representa a figura paternal de uma família. O conceito de pai é bastante amplo, e não se restringe a uma pessoa que é o pai biológico de alguém. Um pai adotivo ou um pai de criação, apesar de não ter gerado o seu filho, não deixa de ser pai.

Conta-se que “Deus pegou a força de uma montanha, a majestade de uma árvore, o calor de um sol de verão, a calma de um mar tranqüilo, a generosidade da natureza, os confortáveis braços da noite, a sabedoria das eras, o poder do vôo da águia, a alegria de uma manhã de primavera, a fé de uma semente de mostarda e a paciência da eternidade. Depois, Deus juntou todos esses ingredientes e quando percebeu que nada mais havia para acrescentar, Ele viu que Sua obra prima estava completa. Então, ao concluí-la, olhou para a obra-prima pronta e disse: “A tua missão é sagrada. Vai para a vida, vai! Só falta eu te dar um nome: eu te batizo de Pai! Vai... Tens todo o meu apoio!” Essa bela descrição reforça a missão magnífica de um pai: ser forte, afetuoso, tranqüilo, generoso, sábio, paciente e seguro. Por isso, nesta data, quero homenagear todos os pais com suas virtudes e limites! Esses homens que, no dia-a-dia, são mestres contadores de histórias que trazem em seus corações tantas memórias, e espalham no caminhar de seus filhos, muitas esperanças, certezas e confiança.       Por tudo isso, e muito mais, agradeço em nome de todos os filhos a todos os Pais, principalmente ao meu pai! Homem honesto, de total retidão, amigo dos amigos, sincero aos extremos, por opção, que honra a palavra dada sem precisar de nenhum papel. Um homem que teve suas origens vivendo e trabalhando grande parte de sua juventude nas fazendas de seu pai, e trouxe consigo a pureza da vida do interior, a firmeza e a dureza da vida rural, sem abrir mão de sonhar com novos horizontes e com o desenvolvimento da cidade grande! Advogado, empresário, comerciante (Lojas Ribeiro), maçom. Sempre teve em seus pensamentos os ideias de ajudar a sua comunidade sem nada querer em troca, SERVIR apenas. Assim foi, desde seus trabalhos voluntários nos presídios de Campos, no Esporte, no Lions, no Rotary, no SEBRAE, na Maçonaria e na ACIC. Na parte esportiva foi um dos pilares da nossa cidade, juntamente com seus colegas de profissão, amigos e minha mãe! Aliás, esta construção da vida dele, foi partilhada e construída dia-a-dia, na função de seus valores e de muito amor! É impossível pensar AMARO sem pensar ELZA, e vice-versa!

Agradeço os valores do professor de educação física que acompanhei, desde cedo (já nasci e cresci na beira da quadra), permeando minha vida com referências tão nobres quanto aos do esporte. Valorizar a vitória, aprender com a derrota, não subestimar o adversário e não tê-lo como inimigo. Ele é apenas um adversário, com quem podemos aprender sempre. Quantas e quantas vezes, aprendi com seu desprendimento dando treinamentos de vôlei para sua equipe campeã estadual, nos fundos de nossa casa em Campos e no saudoso Grussaí Praia Clube. Ali, aprendi amor ao esporte, desprendimento aos valores materiais e a acreditar nas belas causas, que valem à pena! Aprendi a ter determinação, disciplina, alma, espírito de equipe e, principalmente, a exercer a liderança, vendo a mesma sendo exercida por você, naqueles jovens atletas. Aprendi até que o pão que os atletas roubavam, todo dia, da casa de vovó em Grussaí, era por uma boa causa! Este é meu pai!

Aprendi com ele a ser amiga dos meus amigos, pois você exerce muito bem este dom. Dá de si aos outros, sem nada esperar em troca! Pai carinhoso, que não tem vergonha de abraçar e beijar seus filhos. Avô extremamente orgulhoso de seus netos. Homem de fé, que não tem vergonha de demonstrá-la, nem exercê-la. Devoto de Santo Amaro, nos ensina a crescer espiritualmente! Existe algo ilimitado no amor de um PAI. Algo que não pode falhar, algo no qual acreditar. Nos dias de nossa infância, gostamos de pensar que nosso pai tudo pode! Mais tarde acreditamos que seu amor tudo compreende! Pai, contigo eu aprendi o valor da vida, o respeito pelas pessoas, a busca pela paz e pela justiça. Você me fez ver em cada pessoa um ser humano digno de respeito e atenção. Fez-me entender que os seres humanos são todos iguais, divergindo apenas no fato de que uns têm muitos privilégios, outros apenas um pouco e muitos outros nenhum privilégio. Não se mede um ser humano pelo que ele possui, mas pelo que ele de fato é. Contigo eu aprendi a andar de cabeça erguida, aprendi o valor da conquista e o sabor da vitória. Pai, em minha tenra idade, eu olhava e via diante de mim, um homem grande. Hoje eu olho e vejo um grande homem. Pai, em ti eu encontro um pai, um amigo, um conselheiro. Parabéns por você ser esta pessoa exemplar! Eu te amo muito e desejo que seja sempre feliz! Que neste Dia dos Pais, todos nós filhos saibamos reconhecer em nossos pais os tesouros preciosos que eles são em nossas vidas! Feliz Dia dos Pais!

Rosas vermelhas em flor

Com afeto,

Beth Landim

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS