Ecossistema do Porto do Açu é Protegido Há 4 Anos
Nino Bellieny 21/07/2016 07:08
Área de reserva mantida pelo Porto já recebeu o plantio de mais de 750 mil mudas de restinga A Reserva Particular do Patrimônio Natural -RPPN, Fazenda Caruara, criada e mantida voluntariamente pelo Porto do Açu, completou 4 anos, nesta terça-feira. Com aproximadamente 4 mil hectares, é a maior unidade de conservação privada de restinga do país, e a única do estado do Rio,  proteger este tipo de ecossistema. A “menina dos olhos” do Porto representa cerca de 60% de todas as RPPNs criadas pelo Estado.
----1ft-Prumo
Para comemorar, a equipe de Meio Ambiente do Porto vai distribuir para colaboradores do empreendimento e alunos da rede pública de ensino de São João da Barra, exemplares do livro “O Tempo e a Restinga”, patrocinado pela Prumo Logística, que opera e desenvolve o Complexo Portuário. É o primeiro livro que descreve as espécies vegetais registradas nas restingas do município. Ele também destaca as ações realizadas na região que frearam, de certa forma, o avanço populacional nestas áreas de preservação.
 ----4aft=Prumo
  Na RPPN, são desenvolvidos trabalhos de recomposição vegetal e monitoramento de fauna e flora, com mão de obra local. Hoje, cerca de 40 moradores da região trabalham no espaço. Todas as mudas plantadas na reserva são produzidas em um viveiro instalado no Porto, que é específico para espécies de restinga e pode produzir até 500 mil mudas por ano. Um dos responsáveis por este trabalho é José Valdecir Alves Peixoto, de 68 anos, nascido e criado na localidade de Mato Escuro, no 5º Distrito de São João da Barra. Na década de 1970, trabalhou para as usinas de cana da região explorando o território da RPPN Fazenda Caruara, sem saber do tesouro que tinha nas mãos. Hoje, colaborador do Porto e verdadeiro guardião do viveiro de mudas, ele continua trabalhando na área, mas de forma consciente. “Era tudo mato. Na época da usina, cortava e queimava tudo para fazer pasto para boi. Antes eu trabalhava aqui destruindo. Agora eu estou aqui para ajudar a reconstruir”.   Atualmente, o viveiro produz e maneja mais de 70 espécies de restinga e mais de 750 mil mudas foram produzidas e plantadas até o momento na RPPN, sendo algumas espécies encontradas na lista da flora Brasileira ameaçada de extinção.   A RPPN Caruara é a unidade de conservação responsável por mais da metade da arrecadação do ICMS Verde de São João da Barra. Segundo a Secretaria de Estado do Ambiente, somente em 2015, o município recebeu R$ 1.712.216,00 referentes ao repasse de recursos financeiros. O ICMS verde foi criado como forma de incentivo para as cidades desenvolverem ações que garantam o patrimônio natural da região e abriguem em seu território unidades de conservação, áreas protegidas ambientalmente ou mananciais.   Você pode acessar um vídeo especial sobre a RPPN, neste link

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS