Santos e Guerreiros: Alexandre, Ellias, Marcus Vinícius, Nando e Thiego
Nino Bellieny 20/07/2016 14:17
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Eles são os pré-candidatos à Prefeitura de Itaperuna, respectivamente pelo PP, PSol, PR, PSDB e REDE. O Blog Nino Bellieny-BNB, pesquisou a origem e a significação dos nomes de cada um e o resultado é interessante, explicando em parte a razão de uma "pré-campanha" com ares de batalha épica... EM ORDEM ALFABÉTICA ---46---45

Alexandre

Significa "protetor do homem", "defensor da humanidade", “o que repele os inimigos”. Tem origem a partir do nome grego Aléxandros. É resultado da junção do verbo aléxo, que significa "repelir, defender ou proteger" e do vocábulo andrós, que quer dizer "homem". Assim, Alexandre tem o sentido de “o que protege os homens, defensor da humanidade” ou, por extensão, “o que repele os inimigos”. O nome ficou famoso mundialmente por causa de Alexandre, O Grande, rei da Macedônia e lendário guerreiro conquistador de terras.

Ellias

Variação de Elias, cujo significado é  "O Senhor é o meu Deus", "Jeová é meu Deus", nome bíblico, tem origem no hebraico AliyyáhElijah, a partir do grego Elias, deriva do elemento El, que quer dizer "Senhor, Jeová, Deus" e significa "o Senhor é o meu Deus, Jeová é o meu Deus". Nome teofórico  por conter o elemento El, que significa Deus, estar incorporado no mesmo. É mencionado no Antigo Testamento como um profeta hebreu do século IX A.C, conhecido por ter subido ao Céu numa carruagem de fogo.  

Marcus Vinicius

 Significa “guerreiro vinicultor” ou “guerreiro natural dos vinhais”. É composto pela união de dois nomes romanos, Marcus e Vinícius. Marcus,  deriva de Mars “Marte”,  o deus romano da guerra, ou seja,  guerreiro. A variante do nome Martius era utilizada pelos soldados para invocarem Júpiter, deus romano do dia, equivalente ao grego Zeus. Júpiter na mitologia romana é o pai do deus Marte. Vinicius, que primeiramente era um nome familiar, vem da palavra vinum, que significa literalmente “vinho”, por extensão “da natureza do vinho”.  

Luiz FerNando

Significa “guerreiro famoso que viaja com coragem”.
Composto por dois nomes de origem germânica, Luiz  e Fernando ( quase sempre gerando o diminutivo Nando) O primeiro nome tem origem no germânico Chlodovech, que deriva de hlud, que significa fama e wig, guerreiro. Já Fernando, deriva do germânico Ferdinand ou Fredenando, composto pelos elementos fardi ou farôi que significa “jornada”, “viagem” e nathi ou nanô, que significa “corajoso”, “bravo”.  

Thiego

 Variação de Thiago, cujo significado é  “aquele que vem do calcanhar”.
O nome  é uma variação de Tiago, com origem em Iago, por meio de Santiago, nome vindo do espanhol na aglutinação Sant’Iago. É também uma variante de  Jacó, de origem no hebraico Yaaqobh, calcado no aramaico iqbá, acadiano iqbu, árabe aqib, que quer dizer “calcanhar”, e significa “aquele que vem no calcanhar”, e decorre  de ser o nome dado ao filho gêmeo que nascia por último, tal como aconteceu com o personagem bíblico Jacó. Foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, e nomeia um dos livros da Bíblia no Novo Testamento. NOTA DO BNB Escravos de Jó* Jogavam cachangá Tira, põe, Deixa ficar Guerreiros com guerreiros Fazem zig-zig-zá Guerreiros com guerreiros Fazem zig-zig-zá (Do Cancioneiro Popular*)  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS