10 minutos de exercícios resolvem? Qual a minha opinião?
Marcos Almeida 19/06/2016 19:59

imageLi, na íntegra, o interessante artigo que se refere aos tais 10 minutos que correspondem a 45 minutos de exercícios. Muitos perguntaram sobre a minha opinião, e se de fato este protocolo serve para todos. Abaixo, discorro sobre.

Interessante observar que, nos tempos atuais, busca-se em todas as áreas métodos e meios de diminuir tempos e ganhar vantagens, sejam em processo de estudo, emagrecimento, sono e agora também na prática do exercício físico.

Será que conseguiremos obter ganhos em todas estas áreas? Este seria o tal mundo perfeito? Ou seja, este imediatismo serve para tudo que fazemos? Seremos mais felizes?

Não tenho a resposta, apesar de supor uma forte negativa a estes questionamentos.

Vamos ao estudo.

Esta pesquisa foi feita com 25 homens sedentários e por um período de 12 semanas (o tempo estudado foi um dos pontos positivos do artigo, visto a maior parte das pesquisas serem feitas por períodos menores, podendo afetar o resultados final).

À metodologia do estudo foi realizado com três grupos. o 1º, chamado controle, continuou sem movimento neste periodo, se mantendo sedentário; o 2º grupo se manteve por 12 semanas com uma rotina de 45 minutos de bike num ritmo moderado (75% da FC Máx), com 2 a 3 minutos de aquecimento e mais 3 de arrefecimento; o 3º grupo aqueceu durante dois minutos em bicicletas estacionárias e em seguida pedalou forte durante 20 segundos, com um ritmo bem lento durante dois minutos, pedalando forte novamente por 20 segundos, recuperando fácil por mais dois minutos e retornando a 3ª e última etapa de 20 segundos fortes, e  em seguida, arrefeceu-se durante três minutos. Todo o treino deste grupo durou 10 minutos, com apenas um minuto de treino extenuante (3x 20 segundos).

O fascínio desta abordagem é óbvia. Sessões curtas de movimento são uma benção para qualquer um que nunca (?) tem tempo suficiente para o exercício. Mas será que serve para todo mundo? Eu colocaria o meu melhor amigo para realizar este protocolo? Talvez corresse o risco de perder esta amizade :)

Interessante observar que ao final do estudo, publicado na PLoS ONE, o grupo de treinos de resistência fez 27 horas, enquanto o grupo intervalo fez por seis horas e com apenas 36 minutos de treino forte.

Os cientistas descobriram que os diferentes métodos apresentaram ganhos praticamente idênticos, via os exercícios de resistência longos ou os intervalados. Em ambos os grupos, a resistência aumentou em quase 20 por cento; a resistência à insulina avançou significativamente, havendo um aumento também significativo no número e função de certas estruturas microscópicas nos músculos dos pesquisados (que estão relacionados com a produção de energia e consumo de oxigênio).

Não houve mudanças na saúde no grupo controle.

Os resultados, que confirmam estudos anteriores, é que três meses de resistência ou exercício intervalado podem melhorar o condicionamento físico e saúde. Nenhuma das abordagens de exercício foi, no entanto, superior ao outro.

Pergunto:

Os resultados apresentados são suficientes para que as pessoas começem o treinamento intervalado fortes como seu único treino? Existe algum risco?

No meu ponto de vista, não é sim!

Inverto a pergunta: seria prudente começar um programa de treinos com sedentários num ritmo muito forte, assim como foi realizado? Não seria temerário?

Ademais, o estudo foi realizado por pessoas com média de idade de 27 anos. Daria para fazer isto com pessoas de 50 anos? 60? Não seria mais um fator limitante? E perigoso? E se o estudo fosse feito por 24 semanas? O organismo destas pessoas aguentariam? Não seria lesivo em demasia somente este tipo de estímulo?

Mais um ponto: quando se realiza um trabalho com pessoas durante 12 semanas, vindo de um período de inatividade, consegue-se melhoras utilizando para isto qualquer marcador fisiológico - neste foram usados a insulina e a biópsia muscular - com mudanças benéficas para o organismo.

Se tivessem feito a pesquisa utilizando a frequência cardíaca como um marcador, numa análise que aferisse a sua média pré e pós, seguramente ela seria menor, como outros estudos já comprovaram, mostrando que as adaptações em sedentários ocorrem naturalmente, e de certa forma fácil.

O meu conselho? Procure um bom professor de educação física para você consultar. Cuidado com estes produtos fáceis e mágicos - sempre desconfie de coisas assim. Invista bem o seu tempo com qualidade e pensando na sua saúde.

E bons treinos!

Prof. MSc. Marcos Almeida

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS