Perigo nas Rodovias do Vértice Sudeste
Nino Bellieny 26/06/2016 12:49
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Cruzamentos rodoviários que ligam Carangola à Itaperuna precisam de iluminação

(O Vértice Sudesté formado pela  Região Noroeste do Rio, Zona da Mata-MG e Sul Capixaba. A análise do articulista enfoca a parte da divisa Rio-Minas)
Por Guilherme Fonseca Cardoso*
De Carangola MG a Itaperuna RJ são quase 70km. Esse trajeto é o principal eixo viário de ligação para as cidades como Faria Lemos, Pedra Dourada, Tombos, em terras mineiras e Porciúncula, Natividade e Varre-Sai, já no Rio. O percurso é realizado diariamente por centenas de estudantes universitários que estudam nas Redentor,  IFF, Unig e Fafita. Tem também quem faça o caminho inverso.
Ao longo desses 70km existem sete cruzamentos fora do perímetro urbano.
O primeiro deles dá acesso à cidade de Faria Lemos, o segundo, a Pedra Dourada, próximo a Tombos, temos dois, um próximo ao depósito da Loja do Juca e o outro no Posto Fiscal na divisa com o Rio. Já do lado fluminense, o primeiro é o trevo do Caeté, depois em Natividade, o cruzamento para Raposo, após o pórtico e por último, o cruzamento que é o entroncamento da RJ 220 com a BR 356, já no município de Itaperuna.
De todos, os dois de Tombos e o de Itaperuna (BR 356) têm se mostrado os mais perigosos porque o motorista é obrigado a reduzir fortemente a velocidade pela existência de lombadas e para aguardar a vez de seguir por outra rodovia, neste caso a BR 356.
Bft-web
O único que não tem iluminação precária é o de Natividade para Raposo.
O cruzamento para Faria Lemos, pela ausência de árvores no ângulo de visão e pela existência do Laticínio Cortez, contribui para não deixar o local totalmente ermo. O cruzamento para Pedra Dourada não tem iluminação. O primeiro cruzamento de Tombos, apesar de ter um posto de gasolina próximo, é outro local ermo, sem iluminação no entroncamento das estradas e tem lombadas, o que poderia favorecer abordagens inesperadas de assaltantes.
O pior de todos, até pelo tráfego mais pesado é o cruzamento próximo a Itaperuna, no entroncamento da Rodovia Deputado Luiz Fernando Linhares (RJ 220) com a Rodovia Deputado Alair Ferreira (BR 356). Com a recente reforma da RJ 220 pelo governo estadual do lado do Rio, (que, ficou excelente, é bom que se registre), apenas este cruzamento não recebeu o tratamento adequado para melhorar a visibilidade e segurança de quem passa por ali, seja a hora que for, tornando o local inseguro, principalmente para quem vem de Natividade à Itaperuna, obrigado a parar e aguardar a passagem.
O trecho mineiro é a Rodovia Jonas Esteves Marques.
Seria importante que os municípios oficiassem em conjunto os órgãos estaduais dos dois Estados solicitando estas melhorias que auxiliariam na inibição de abordagens, permitindo aos motoristas a chance de visualizar melhor a área, com a limpeza das margens e canteiros, com a eliminação de arbustos e barreiras visuais e reforço ou instalação de iluminação.
*Guilherme é arquiteto urbanista, especialista em Gestão Pública. Membro da Divisão Técnica de Transporte e Logística - DTRL do Clube de Engenharia, do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. É articulista do Diário do Rio de Janeiro e do Blog do Nino Bellieny, da Folha da Manhã Online.

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