Duas Estrelas do Noroeste Brilham no Cenário Federal
Nino Bellieny 06/06/2016 15:57
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Receita Federal do Brasil e BNDES sob os comandos de um porciunculese e uma bom-jesuense
Por Guilherme Fonseca Cardoso
Há algumas semanas publicamos aqui no BNB um texto lembrando os porciunculenses que se destacaram em suas carreiras, (depois reveja AQUI), ocupando cargos de destaque no cenário regional e até nacional.
Agora temos dois conterrâneos de região, a Noroeste do Rio, ocupando cargos de grande importância não apenas pelas atribuições na administração federal, mas também pelo cenário político e fiscal da crise econômica provocada pelos governos do PT.
No momento, a Receita Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social estão sob o comando de um porciunculense e de uma bom-jesuense. Jorge Rachid e Maria Silvia Bastos Marques.
unnamed (1)
Ft-ArqWeb
Jorge Antônio Deher Rachid, atual secretário da Receita Federal do Brasil, nasceu em Porciúncula em 1961. É auditor fiscal da Receita Federal, onde é funcionário de carreira desde 1986. Exerceu vários cargos em sua trajetória profissional. Foi agente fiscal de tributos municipais em Vila Velha - ES, atuou na Delegacia da Receita Federal em Salvador, coordenador-geral substituto de Fiscalização na Secretaria da Receita Federal, além de supervisor das equipes nacionais de fiscalização entre 1997 - 1998, quando assumiu o cargo de coordenador-geral da Fiscalização. De 2000 a 2002 trabalhou como secretário-adjunto e em janeiro de 2003 assumiu a Secretaria da Receita Federal ficando no cargo até 2008.
No mesmo período em que esteve no comando da Receita, de 2003 a 2008, acumulou os cargos de secretário da Receita Previdenciária do Ministério da Previdência Social e de presidente do Conselho Diretor do Centro Interamericano de Administrações Tributárias, quando ocorreu a unificação das receitas federal e previdenciária sob a sua gestão.
Esteve nos Estados Unidos entre 2009 e 2013 representando a Receita Federal na Embaixada do Brasil em Washington. Integra o Comitê de Peritos sobre Cooperação Internacional e Matéria Tributária da ONU desde 2014. Em 2015 assumiu pela segunda vez a Secretaria da Receita Federal do Brasil. Rachid é graduado em Administração pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).
[caption id="attachment_12115" align="alignnone" width="300"]Rio de Janeiro - A economista Maria Silvia Bastos Marques, toma posse como nova presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no edifício-sede, centro do Rio (Tomaz Silva/Agência Brasil) Ft-Tomaz Silva/Agência Brasil[/caption] Maria Silvia Bastos Marques, como recordou o ex-prefeito de Laje do Muriaé, Marcus Werneck, foi sua aluna no Colégio Rio Branco. Chega à presidência do BNDES num momento de grande turbulência tanto para a economia brasileira quanto para a própria instituição. As expectativas  para a sua jornada frente ao BNDES são boas, diante de sua competência nos diversos cargos já ocupados. Foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a maior da América Latina. No primeiro ano de gestão, dobrou o faturamento da CSN.  Neste cargo, ganhou o codinome "Dama do Aço".
Foi também Secretária Municipal de Fazenda da Cidade do Rio de Janeiro entre 1993 e 1996, sob o governo do Prefeito Cesar Maia, ficando conhecida como "Mulher de 1 bilhão de dólares", em referência ao fato inédito de saldo positivo do caixa da prefeitura no final da gestão. Está listada na revista americana Times como a única mulher entre os doze executivos mais poderosos do Mundo. Maria Silvia Bastos Marques é administradora e executiva, formada pela Fundação Getúlio Vargas, com mestrado e doutorado em economia. Durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso foi convidada para ser presidente da Petrobras, mas declinou do convite.
Guilherme Fonseca Cardoso é arquiteto urbanista, especialista em Gestão Pública. Membro da Divisão Técnica de Transporte e Logística - DTRL do Clube de Engenharia, do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. É articulista do Diário do Rio de Janeiro e do Blog do Nino Bellieny, da Folha da Manhã Online.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS