Em ano de eleição, começa a "lista do Cheque Cidadão"
Alexandre Bastos 21/06/2016 11:25
[caption id="attachment_42149" align="aligncenter" width="428"]Em 2015, Prefeitura realizou recadastramento e entregou 11 mil cheques Em 2015, Prefeitura realizou recadastramento e entregou 11 mil cheques[/caption]

Em 2014, ao enfrentar Luiz Fernando Pezão (PMDB) na disputa pelo governo do estado, o candidato Anthony Garotinho (PR) protestou contra o peso da máquina. Ele chegou a apontar a "injeção" em programas sociais como estratégia eleitoral. Mas afinal de contas, com quem a turma do PMDB-RJ aprendeu isso?

Em Campos, faltando menos de quatro meses para a eleição, pessoas andam pelos corredores da Câmara perguntando: "Como coloco o nome na lista do Cheque Cidadão?". Alguns alegam que rosáceos passaram pelas comunidades prometendo "encaixar".

Atualmente o programa conta com 11 mil famílias, mas a ideia é aumentar.

Em 2015 o próprio Garotinho denunciou abusos no programa em Campos. Ele disse que "tinha gente com 10, 20 cartões na mão" (aqui).

Para quem não se lembra, a eleição de 2004 foi marcada pelo uso das máquinas (Estado e Prefeitura). Naquele ano, como mostra uma matéria do jornal "O Globo" (aqui), "na reta final da disputa, o governo do estado distribuiu Cheque Cidadão, cestas básicas, kits escolares e até casa a R$ 1".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS