Após denúncia de manipulação, partida do Americano é suspensa
Alexandre Bastos 15/06/2016 17:43
FERJ

Escândalo na segunda divisão do Campeonato Estadual. O presidente da Associação Desportiva Itaboraí, Junior Cardozo, diz ter em mãos um áudio em que o mandatário do Americano de Campos, Luciano Viana, combina de manipular o resultado de uma partida para prejudicar o time de Itaboraí. Uma reunião acontece, inclusive, neste momento na sede da Ferj para discutir o caso.

Em contato com a ESPN, Cardozo afirmou que Viana enviou o áudio em um grupo de Whatsapp, e este acabou indo parar em suas mãos posteriormente. O presidente do Itaboraí ainda expressou ter confirmado com várias pessoas que a voz é realmente do mandatário do Americano. "Estou indignado com esse absurdo. A gente faz um trabalho sério à frente do clube, temos a melhor média de público do campeonato e descobrir que existe manipulação para prejudicar outros clubes, isso não pode ficar assim. Vou até o fim com essa história. Acabamos de ver a corrupção dentro da FIFA. E vemos que está perto de nós", denunciou o dirigente à reportagem.

Cardozo declarou ter entrado em contato com o presidente da Ferj, Rubens Lopes, que convocou reunião de emergência para falar sobre o assunto. "O presidente já me disse que vai haver punição", apontou o cartola de Itaboraí, que entrou no futebol há apenas dois anos. "Espero que a Ferj se coloque do nosso lado, não o lado do Itaboraí, mas do futebol carioca, dos torcedores. Espero, sinceramente, que tenham punição", continuou Cardozo.

No arquivo, que possui três minutos, a suposta voz de Viana diz que "precisamos manipular esse resultado", em combinação para entregar um jogo do Americano visando ajudar o Audax, rival direto do Itaboraí na classificação.

No mesmo áudio, a justificativa do presidente do Americano para prejudicar a equipe de Itaboraí é que o clube tem recursos e ajuda da prefeitura local. "O futebol fica desacreditado. Tenho um filho de seis anos que diz que ele quer jogar no Barcelona. Isso tá errado. Quando eu era pequeno sonhava jogar no Flamengo, no Vasco, Botafogo. Estão acabando com o futebol carioca", desabafou Junior Cardozo.

Segundo o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, em seu Capítulo II, que fala de corrupção, o artigo 243 prevê punição severa para a manipulação de resultados. "Atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende. Pena: suspensão de 180 (cento e oitenta) a 360 (trezentos e sessenta) dias. O parágrafo segundo ainda prevê que "O autor da promessa ou da vantagem será punido com pena de eliminação".

O Itaboraí vem disputando ponto a ponto a liderança da classificação geral do Carioca, junto a Americano e Audax - o confronto direto entre esses dois terminou 1 a 0 para o time de Campos, pela oitava rodada.

No fim da Taça Corcovado, a equipe do Audax terminou com os mesmos 19 pontos do Itaboraí, mas classificou-se às semifinais por possuir um gol a mais de saldo. Já o Americano liderou, com 22.

Enquanto acontecia a reunião na Ferj, o Americano empatava uma partida contra o Olaria por 1 a 1, fora de casa, pela semifinal, enquanto o Campos derrotou o Audax, também como visitante, por 3 a 2.

Fonte: ESPN

Atualização às 19h40 - Partida suspensa -  A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro informa que a partida de volta entre Americano e Olaria, válida pelas semifinais da Taça Corcovado, está SUSPENSA.

Abaixo, você confere a Resolução do Diretor de Competições da FERJ, Marcelo Vianna:

RDI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS