Audiência discutirá contratação da mão de obra local no Açu
Arnaldo Neto 21/06/2016 10:26
[caption id="attachment_7732" align="alignleft" width="300"]Recentemente, Prumo inaugurou três terminais (Foto: Michelle Richa) Recentemente, Prumo inaugurou três terminais (Foto: Michelle Richa)[/caption]

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil (Sticoncimo) solicitou à Câmara de São João da Barra a realização de uma audiência pública para tratar sobre o aproveitamento da mão de obra local no Porto do Açu. A alegação dos sanjoanenses é que as empresas estariam oferecendo vagas de emprego com a condicionante de o candidato ser morador da cidade vizinha, Campos dos Goytacazes. Relatos de sanjoanenses que tiveram de mudar o endereço para Campos para ter a chance de disputar uma vaga no Porto são rotineiros. Por outro lado, a Prumo sempre informa que as empresas do Açu têm aproveitado a mão de obra local, principalmente daqueles que participam de cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura em parcerias.

No início deste mês, o prefeito Neco (PMDB) esteve no Complexo Portuário acompanhado de diversos membros do seu estafe administrativo e dos vereadores da base governista para uma reunião convocada pela administração municipal com representantes das empresas que funcionam no Porto. A pauta da reunião foi empregabilidade, aproveitamento da mão de obra local e parceria para viabilizar cursos de qualificação, além de um link entre as empresas que atuam no Açu e as empresas sanjoanenses legalizadas para possivelmente fornecerem produtos ou serviços. A data da audiência na Câmara ainda não foi marcada. O presidente da Casa, Aluizio Siqueira (PP), relatou que uma lei de 2008 concede às empresas que atuam no Porto desconto em tributos, desde que em contrapartida seja concedido 30% das vagas aos sanjoanenses. “Talvez tenha empresa com o desconto sem oferecer as vagas. A Prefeitura não tem fiscal, não fiscaliza isso”, afirmou. Atualizado às 11h - Inclusão da fala do presidente da Casa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS