Solidariedade... a dor do outro doendo em mim...
bethlandim 20/06/2016 11:09

 Diversity tree hands         

"Solidariedade... a dor do outro doendo em mim..." Francisco Rodrigo Sousa dos Santos

   Solidariedade é o substantivo feminino que indica a qualidade de solidário e um sentimento de identificação em relação ao sofrimento dos outros. A palavra solidariedade tem origem no francês solidarité que também pode remeter para uma responsabilidade recíproca. Em muitos casos, a solidariedade não significa apenas reconhecer a situação delicada de uma pessoa ou grupo social, mas também consiste no ato de ajudar essas pessoas desamparadas. Porém, a solidariedade, não pode ser pontual. Devemos ter uma “consciência solidária” a permear a vida de um povo, de uma cultura... Desta forma é incutida nos valores culturais de uma nação e então não correremos o risco de sensibilização para eventos pontuais. Mas sim, treinarmos nossos sentidos e sentimentos para olhar o “outro” como a nós mesmos, com o olhar da compaixão, do se colocar no lugar do outro, de uma constante reciprocidade...

“Precisamos reinstalar a Solidariedade Humana. Os valores da solidariedade humana que outrora estimularam a nossa demanda de uma sociedade humana parecem ter sido substituídos, ou estar ameaçados, por um materialismo grosseiro e a procura de fins sociais de gratificação instantânea. Um dos desafios do nosso tempo, sem ser beato ou moralista, é reinstalar na consciência do nosso povo esse sentido de solidariedade humana, de estarmos no mundo uns para os outros, e por causa e por meio dos outros.”, nos diz Nelson Mandela

De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, existem dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica. A solidariedade mecânica expressa a parecença entre indivíduos e ajusta os detalhes da ligação entre esses mesmos indivíduos. Este tipo de solidariedade se manifesta através da religião, família, dos costumes e tradições, ou seja, aspectos que contribuem para o vínculo social. A solidariedade orgânica também tem como objetivo melhorar o vínculo social, mas isso acontece através do trabalho social. Neste caso, a diferenciação entre os indivíduos através do trabalho resulta na solidariedade, quando existe a interdependência e o reconhecimento que todos são importantes.

Desta forma, organicamente, o CENSA e o ISECENSA investem na formação da consciência solidária de seus alunos, professores, funcionários e comunidade educativa, no sentido de despertar a todos e a cada um, para este olhar. Cito dois projetos:

O projeto Universidade-Bairro é um projeto intercursos de prática acadêmica-profissional iniciado em maio de 2009 na comunidade Vila Tamarindo, com aproximadamente 200 moradores, e que possui 54 domicílios, sendo que em 2 deles funcionam a sede do Projeto e Fábrica Ecológica de Vassouras. Tem-se por objetivo relatar experiência de gestão acadêmica do projeto, sob a perspectiva do Planejamento Estratégico Situacional (PES).

Além da Fábrica de Vassouras o Projeto desenvolve outras atividades, acumulando atendimentos diretos e indiretos na ordem de 80% de seus moradores que se beneficiam dos diversos projetos sociais intercursos nas áreas da educação, saúde, geração de renda e habitabilidade. Anualmente, em torno de 50 crianças e pré-adolescentes frequentam as atividades de educação (incluída a Educação Física). Além disso, em torno de 30 mães participam alternadamente de cursos de artesanato, de culinária e outros.

Além das crianças e jovens, as atividades ligadas à saúde (curso de Enfermagem, Fisioterapia e de Psicologia) abrangem as famílias como um todo, por meio de ações preventivas e profiláticas. Somadas a estas últimas, as ações de geração de renda (cursos de Engenharia de Produção e de Administração) e de melhoria da habitabilidade completam o rol de benefícios diretos ou indiretos que as famílias já puderam ter acesso, por meio do projeto Universidade-Bairro desenvolvido pelo ISECENSA. E o Projeto Estrela do Amanhã desenvolvido pelo CENSA há 20 anos, atendendo crianças e jovens de comunidades populares, através de aprendizagem esportivas e culturais, dando-lhes oportunidade de vida e educação, nas dependências da própria escola.

Há consenso na literatura especializada de que os trabalhos sociais comunitários se constituem como desafio. A mobilização social é complicada, haja vista as práticas históricas assistencialistas e paternalistas no país. A herança dessas práticas desestimula os indivíduos a tomarem atitudes diante de suas próprias vidas, esperando que outros deem solução aos seus problemas. Esta realidade impôs à gestão acadêmica do ISECENSA o desafio de construir conhecimentos e competências para lidar com as variações de conflitos constituídos entre os moradores com reflexos sobre o projeto.

Abordei este assunto porque neste sábado teremos o nosso “FORRÓ DA SOLIDARIEDADE” no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, cuja renda será revertida para estes dois projetos acima e para a Associação Irmãos da Solidariedade que é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1988 pela assistente social Fátima Castro, que trabalha com portadores do vírus Hiv/Aids que não tem onde morar ou que perderam a referência  familiar. As ações da ONG estende-se a outras cidades e estados. Oferece entre outras coisas moradia, resgate da auto-estima, acompanhamento bio-psico-social, assistência odontológica, assistência jurídica, tratamento psiquiátrico e psicológico, terapias ocupacionais, musicoterapia, grupo de alcoólicos e neuróticos anônimos, tratamento de fisioterapia e aula de alfabetização.

Portanto, não apenas pontualmente, mas organicamente solidários, chamamos a sociedade campista a refletir e contribuir com sua parcela social, para que hipotecas sociais sejam resgatadas por todos nós, que como sociedade civil, temos nossa parcela de responsabilidade e contribuição. A sua solidariedade também pode transformar vidas e, juntos/as, podemos construir um mundo mais justo para todos/as. Todas essas ações que realizamos visam sempre um objetivo: transformar, pois acreditamos no poder transformador da solidariedade. Nosso empenho, portanto, consiste em construir uma sociedade mais justa, igualitária e plural, buscando garantir a dignidade para todos e todas. Se você acredita na força da solidariedade, junte-se a nós.

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS