Tonico Pereira: ?Hoje tem espetáculo!!!?
11/05/2016 22:05

Paula Vigneron
Foto: Rodrigo Silveira 

Na noite dessa quarta-feira (11), o vereador Mauro Silva compareceu ao Teatro de Bolso Procópio Ferreira (TB) para conversar com os artistas que ocupam o espaço desde segunda-feira (9). O político explicou que a visita foi feita para propor diálogo a pedido do secretário de Governo, Anthony Garotinho, que se colocou à disposição para uma reunião no gabinete. Os ocupantes fizeram uma assembleia para votar a respeito do encontro e decidiram permanecer no teatro.

Durante a ida de Mauro Silva, que afirmou que a “interlocução está se abrindo”, artistas explicaram que a ideia do grupo é que os representantes do governo municipal possam ir ao Teatro de Bolso para vivenciar a ocupação, dialogar com a classe e ter acesso à proposta do novo modelo gestão do TB, elaborada em parceria com o coletivo Casinha, que visa a administração coletiva dos artistas.

— A gente decidiu que não sairia daqui para conversar com os gestores em gabinetes. Decidiu que conversaria com eles aqui, no palco aberto, onde todos tivessem vez e voz. A gente o coloca aqui e decide quem quer conversar com ele. Essas pessoas conversam. Podemos abrir para a plateia fazer pergunta e para consensualizar no final. A gente quer chegar a um resultado — explicou Lívia Amorim, integrante do Casinha.

Entre a manhã e a noite de terça-feira (10), os integrantes do movimento “A gente não quer só comida; a gente quer comida, diversão e arte” receberam visitas dos vereadores Rafael Diniz, Marcão, Dayvison Miranda e Auxiliadora Freitas — que se comprometeu em levar a pauta ao governo municipal — e do presidente da OAB Campos, Humberto Nobre. Na quarta, os ocupantes entraram com pedido para ter acesso ao contrato da Prefeitura com a empresa Construnor Empreendimentos, responsável pela reforma do TB. A classe artística recebeu apoio do ator campista Tonico Pereira, que demonstrou satisfação ao saber da ocupação do espaço, fechado há três anos.

Durante a manhã dessa quarta, os artistas, acompanhados do advogado e blogueiro Cláudio Andrade, estiveram na sede da Prefeitura para protocolar, pautados na Lei de Acesso à Informação, um documento para pedir que o governo forneça aos artistas a cópia integral do contrato. Depois do protocolo, segundo Cláudio, serão tomadas outras medidas para saber mais detalhes sobre as obras do Teatro de Bolso, como os locais que passaram por reformas. Os ocupantes questionaram onde foi investido o dinheiro da revitalização. De acordo com o documento, foram investidos, sem contar os termos aditivos, R$ 62.391,27.

Em apoio aos conterrâneos e ao movimento “A gente não quer só comida; a gente quer comida, diversão e arte”, Tonico Pereira, um dos atores campistas mais conhecidos nacionalmente, fez uma declaração ao blog Opiniões, do jornalista Aluysio Abreu Barbosa:

— Juntos sempre, principalmente juntos para que um teatro continue sempre aberto. Hoje tem espetáculo!!!

Centenas de pessoas visitaram o TB desde o início da ocupação, no final da tarde de segunda-feira (9). Na noite de terça-feira, 80 pessoas participaram do “Ocupa Sarau”, que tem sido realizado diariamente. Na quarta, foram feitas as primeiras oficinas: às 18h, o público teve a oportunidade de conhecer mais sobre o ritmo com “Modern Jazz — Um misto de Jazz com Contemporâneo”, ministrada por Bruno Macedo; às 20h, com José Carlos Rosa, os participantes acompanharam “Oficina Experimental do Corpo”. Em seguida, aconteceu mais uma edição do sarau.

O objetivo dos ocupantes, que buscam diálogo com a gestora de cultura sobre a reabertura do TB e a transferência da administração para os artistas campistas, é que o espaço seja utilizado para ensaios, oficinas e apresentações teatrais, musicais e literárias de modo democrático. As atividades são destinadas a toda a população. Para a tarde de sábado (14), por iniciativa dos estudantes da graduação, está programada uma aula aberta à comunidade do curso de licenciatura em Teatro, do Instituto Federal Fluminense (IFF). A programação oficial será divulgada nesta quinta-feira (12).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS