Adaptações para manter tradições
Arnaldo Neto 28/05/2016 12:02

Sem títuloTradição com apoio popular

O feriadão de Corpus Christi é o primeiro após o decreto de emergência econômico-financeira decretado pelo prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB). A medida prevê, entre tantas outras medidas, a suspensão de apoio para eventos no município. Os movimentos e pastorais da igreja católica, contudo, não deixaram morrer a tradição dos tapetes de Corpus Christi, confeccionados com sal. A partir de agora, para manter vivas as tradições, a população de São João da Barra tem que se adaptar a eventos mais modestos, sem recursos da Prefeitura, como era antes dos polpudos royalties de petróleo. Por um lado é ruim, todos devem imaginar as dificuldades para promoção de eventos. Por outro, envolve mais o sanjoanense em suas tradições e isso é importante para a valorização da cultura.

Silêncio

Denunciante no caso da Machadada, o ex-prefeito Betinho Dauaire (PR) ainda não se posicionou com relação à postura da família no pleito de 2016. E olha que o nome de Betinho chegou a ser aventado como possível vice do prefeito Neco.

Tumultuou

Caiu como uma bomba em São Francisco de Itabapoana o lançamento da pré-candidatura de Marcelo Garcia (PSDB) à Prefeitura. O vereador era líder do governo em uma noite e amanheceu como possível candidato contra Pedrinho Cherene (PMDB). O número de pré-candidatos chega a quatro.

Isolado?

A saída de Marcelo do grupo de Cherene, após o PSC também lançar candidatura própria, pode deixar o prefeito isolado, politicamente. Mas ainda tem muita água para rolar na margem esquerda do delta do Paraíba.

Esperança

Nomes ligados ao prefeito Neco asseguram que o empréstimo com royalties como garantia será sacramentado a qualquer momento. A esperança é que o dinheiro saia no mês de junho. Nada é oficial.

Bolão

Contestada por diversas vezes pelo serviço oferecido, já que a empresa detém o monopólio nas linhas intermunicipais de São João da Barra, a Campostur marcou “um golaço” ao oferecer desconto de 50% aos estudantes que tiveram o passe cortado no decreto de emergência.

Vai?

As obras do entreposto pesqueiro realmente foram retomadas. O projeto passou por diversas alterações e a promessa é que agora seja concluída em novembro deste ano.

Padroeira

A comunidade de Degredo celebra neste fim de semana sua padroeira, Santa Maria. As comemorações tiveram início nesta sexta-feira (27) e continuam até domingo (29).

Pescadores

Também tem festa neste fim de semana para a classe pesqueira. Em Guaxindiba, a comunidade deu início na sexta à 17ª festa dos Pescadores. O evento prossegue até domingo.

*Publicado na edição deste sábado (28) da Folha da Manhã.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS