Não podemos silenciar nossos genes
Marcos Almeida 28/04/2016 05:52

ChCQhrcWUAA--CqMatéria bem legal que fala sobre sobre genética, atividade física e saúde e que saiu terça (26) no jornal O Globo. (E viva os telômeros!). Bons treinos!

"Tenho 67 anos e sou médico, com especialização em cardiologia do exercício. Fiz carreira também como maratonista. Completei 28 vezes a Maratona de Boston. Deixei de correr devido a um acidente de bicicleta, mas ainda me exercito todos os dias.”

Conte algo que não sei.

Telômeros são como a ponta dos cadarços de sapatos. Eles impedem que o laço se desfaça. Se o cadarço desfia, ele não tem utilidade. Os telômeros ficam na ponta dos cromossomos e mantêm a integridade do DNA. Se as duas fitas de DNA se separarem, ele não se replicará corretamente, e a célula não poderá se multiplicar e originar novas células. Ela morrerá sem substituta. Telômeros longos são sinônimo de DNA saudável. A atividade física regular tem sido associada a telômeros maiores.

Exercícios podem mudar a predisposição genética, como a ter telômeros mais curtos?

Não podemos silenciar completamente nossos genes. Mas o exercício pode contribuir muito para reduzir a predisposição genética que algumas pessoas têm a arteriosclerose, por exemplo. Por outro lado, há algumas raras condições genéticas que podem piorar com exercícios.

O exercício ajuda a retardar o envelhecimento? Quanto de atividade é necessário?

Ele tem um papel. Ninguém sabe ao certo o nível de atividade ideal. A recomendação é algo em torno de 75 minutos por semana de exercícios vigorosos, como corrida, ou 150 minutos de atividade moderada, como caminhada.

O coração do corredor é mais forte?

Sim. Não há dúvida. Ele bombeia mais sangue por batida. Isso significa que trabalha com mais eficiência a um ritmo mais lento.

O senhor é cardiologista e maratonista. Muita gente diz que correr 42 quilômetros não é saudável. Maratonas são seguras? Depende. Na verdade, ter os pais certos, fisicamente aptos, é o mais importante. Ter boa forma, o que também está ligado à predisposição genética, ajuda porque pode levar a menos problemas de articulações. Depois, o mais importante é a consistência. Fazer exercício todos os dias é a chave. Parei com a corrida porque quebrei o quadril em um acidente de bicicleta em 2012. Então, corri a Maratona de Boston (uma das mais difíceis do mundo) pela última vez em 2011, mas continuo a me exercitar. Qual o segredo para correr com sucesso uma prova como a Maratona de Boston? Correr rápido!!! Eu estava sempre treinando. Nunca corri muitas maratonas, normalmente fazia duas por ano. A menos, claro, que fosse um ano de qualificação para Olimpíadas. Sempre começava a treinar para uma prova cerca de seis meses antes. Fazia treinos longos, mas também muitos curtos, com intervalos rápidos de dois a três minutos. Para fazer uma prova longa, você tem que correr longe e depressa. Mas o segredo é não começar muito veloz, porque isso cobrará um preço alto no final, em perda de velocidade. Como envelhecer com saúde? Primeiro, tenha pais longevos. Ok, isso não é possível para todos. Mas nunca fume. Seja magro. Conheça seu colesterol e o mantenha sob controle. Saiba qual é sua pressão sanguínea. Caminhe pelo menos 30 minutos por dia, mas pode fazer mais do que isso. Faça treinamento de força várias vezes por semana. Tenha amigos. Encontre alguém com quem se casar. E fique casado por muito tempo, com quem possa dividir sua vida. Tenha um propósito todos os dias, ajude mais aos outros. Somos animais sociais e precisamos da vida em sociedade. Ter pensamento positivo e ser otimista também ajudam a viver mais e melhor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS