Impeachment: Senador do PMDB é eleito presidente da comissão
Alexandre Bastos 26/04/2016 11:23

Um dia após o Senado eleger seus 21 membros, a comissão especial que analisa o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff tem nesta terça-feira sua primeira reunião. Os trabalhos foram abertos às 10h28m. Logo no início do encontro, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) foi eleito presidente. Já o nome de Antonio Anastasia (PSDB-MG) para relator enfrentou divergências entre os senadores, que agora discutem a indicação. Os aliados de Dilma não concordaram com a eleição por aclamação de Anastasia. Lira disse que fará, nesse caso, votação nominal.

A comissão terá até 9 de maio para concluir seu trabalho. A previsão é de que, até o dia 12 de maio, o plenário do Senado decida se admitirá ou não o processo de impeachment. Se aprovado por maioria simples, ou seja, por 41 dos 81 votos dos senadores, a presidente Dilma será afastada por 180 dias.

Caso no plenário os pró-impeachment consigam 41 votos Dilma será afastada por até 180 dias para que a Casa leve o processo adiante. Enquete realizada pelo GLOBO mostra que 49 senadores já declararam voto pela admissibilidade do processo.

Aberto o processo, a comissão vai fazer diligências e analisar as provas. Caso conclua que houve a prática de crime de responsabilidade o caso será levado novamente a plenário para "pronúncia". Na última votação, serão necessários 54 votos para afastar Dilma de forma definitiva.

Fonte: O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS