Legítimo campeão
Christiano 06/03/2016 17:57

Flamengo Campeão Brasileiro 1987 Placar

Nessa semana o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o Sport é o campeão brasileiro de 1987, negando um recurso impetrado pelo Flamengo. Filigranas jurídicas à parte, nada mudará o que aconteceu em campo.

Naquele ano, o Brasileiro foi representado pela Copa União, que tinha dois módulos com 16 clubes cada. No Verde, estavam os clubes que equivaliam a Primeira Divisão, com todos os membros do Clube dos 13. No Amarelo, estavam os clubes que equivaliam a Segunda Divisão.

Havia uma injustiça ou outra, como a presença do Guarani (vice-campeão brasileiro em 1986) e do América (4º colocado em 1986) no Módulo Amarelo, e uma virada de mesa ou outra, como a presença do Botafogo (32º colocado em 1986) no Módulo Verde.

O Módulo Verde, o da elite, se dividiu em dois grupos, que jogaram dois turnos, com o campeão de cada turno, em cada grupo, se classificando para as semifinais. Na fase de classificação o Atlético/MG/, treinado por Telê Santana, sobrou e foi disparado o melhor time, se dando ao luxo de ganhar o seu grupo nos dois turnos e fazendo de longe a maior soma de pontos.

O estranho e bizarro regulamento, nada estranho em se tratando de CBF, previa que se um clube ganhasse os dois turnos se classificaria para as semifinais o vice-líder do 2º turno, posição que foi ocupada pelo Flamengo, que fez fraca campanha no 1º turno e boa campanha no 2º turno, mas inferior ao Atlético/MG/.

O Galo entrou nas semifinais precisando de dois empates para passar pelo Flamengo. O rubro-negro, dono disparado do melhor elenco do campeonato, cresceu, como de costume nas fases finais, e atropelou o Atlético/MG/, então seu freguês, vencendo os dois jogos e calando o Mineirão na partida decisiva.

O time titular do Flamengo, naquela época, era repleto de craques: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo, Andrade, Aílton, Zinho, Zico, Renato Gaúcho e Bebeto. Zico fez o seu canto do cisne com a camisa do Flamengo, sendo decisivo nos jogos mais importantes, e Bebeto fez gols em todas as partidas das semifinais e finais.

Atropelado o Atlético/MG/, papão do campeonato, o Inter não foi páreo para o Flamengo, apesar de ter feito dois jogos duros nas finais. Definido o legítimo campeão brasileiro, queriam que Fla e Inter disputassem um quadrangular com campeão e vice do Módulo Amarelo, Sport e Guarani, respectivamente. Flamengo e Internacional, acertadamente, se recusaram e iniciou-se aí a celeuma.

A melhor solução dada para o imbróglio foi a decisão da CBF, anos depois, dando o título para Flamengo e Sport, salomonicamente. Decisão esta derrubada pela justiça, mas que não muda o que aconteceu em campo, testemunhado por todos em 1987.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS