O mundo ocupa as ruas, amanhã, contra o golpe político no Brasil. Ato em Campos-RJ será às 17h! Impeachment sem crime é GOLPE DE ESTADO!
Tostes 30/03/2016 17:32
[Por Thaís Tostes, para a Mídia Ninja e o blog Na Lata]

Londres, Barcelona, México, Amsterdã, Buenos Aires, Paris, Berlim, Copenhage e inúmeros outros locais do mundo estão discutindo a crise política pela qual passa o Brasil e ocuparão as ruas amanhã (31) em atos contra a tentativa de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A quinta-feira será marcada por dezenas de atos no Brasil e no mundo. Estarão lotadas as ruas de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e de dezenas de outras cidades. Em Campos-RJ, o ato contra a tentativa de impeachment ilegal de Dilma será às 17h, na Praça São Salvador. Acesse aqui a página do ato em Campos, no Facebook. E confira aqui a agenda de todos os atos no Brasil!

xThuW0qfT3bs0k8Eww

Para convocar a população às ruas e repudiar a tentativa de impeachment de Dilma, brasileiros que vivem em Londres, na Inglaterra, por exemplo, criaram o evento “Vem pra rua”, no Facebook, onde eles dizem, em inglês: “O Brasil enfrenta sua maior crise política em mais de 50 anos e a democracia duramente conquistada depois de 21 longos anos de ditadura militar está sendo colocada em jogo. A direita brasileira e a mídia de massa uniram forças para desestabilizar o país, desmoralizar o governo e derrubar a presidente eleita, Dilma Rousseff, integrante do Partido dos Trabalhadores (PT)”. Carolina do Norte, nos Estados Unidos, também vem discutindo o cenário político do Brasil. Na terça-feira (29), o debate sobre a tentativa de impeachment de Dilma aconteceu na Global Brazil Lab at Duke University.

Que a gente consiga ter uma democratização dos meios de comunicação porque não adianta a gente falar que tem democracia num país onde 70% da mídia está concentrada na mão de quatro ou cinco famílias. (Tico Santa Cruz, músico)

https://www.youtube.com/watch?v=OZw-FhE7n3g

Ações como a condução coercitiva do ex-presidente Lula e o vazamento, na mídia, de conversas grampeadas (incluindo áudios da presidente da República, Dilma Rousseff) fomentaram um clima de ódio e intolerância e caracterizam a partidarização da justiça e da mídia no Brasil. Eles insuflaram às ruas grupos que buscam intimidar e agredir quem pensa diferente - escreveu a Frente Brasil Popular.

Em Brasília, o ato de amanhã começará às 14h, com concentração no Estádio Nacional Mané Garrincha, e em seguida seguirá para o Congresso Nacional, onde haverá um ato político-cultural. Em São Paulo (onde esse cenário explodiu, com a medida de condução coercitiva que obrigou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a prestar depoimento à Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas), a movimentação contra o golpe político e midiático também segue a todo vapor e promove hoje, às 15h, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), o ato “Audiovisual brasileiro pela democracia”. “Nós, cineastas, roteiristas, atores, produtores, distribuidores, críticos, professores, pesquisadores e técnicos do audiovisual brasileiro, nos manifestamos para defender a democracia ameaçada pela tentativa de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff”, diz a página do evento, no Facebook.

https://www.youtube.com/watch?v=iouMUlOZYYw

LIGUE PARA OS GABINETES DOS DEPUTADOS E PRESSIONE PELA DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Já está na rede o Mapa pela Democracia! Clique aqui neste link e escreva para os deputados que estão INDECISOS em votar CONTRA ou a favor do impeachment de Dilma! Você pode escrever pelo Face, por e-mail, Twitter, ou pode ligar pro gabinete deles! Pressione pela democracia!  #CorridaContraOgolpe #VemPraDemocracia  #31VaiSerMaior

[caption id="attachment_448" align="alignnone" width="960"]Foto: Ninja Foto: Ninja[/caption]

ENTENDA POR QUE ESSA TENTATIVA DE IMPEACHMENT É GOLPE POLÍTICO

O impeachment é um mecanismo previsto na nossa Constituição?

Sim. Está previsto nos artigos 85 e 86 da Constituição de 1988 e na Lei nº 1079/50 (Lei do Impeachment).

Como ele funciona?

Para que ocorra o impeachment ou impedimento, em português, o presidente só pode ser afastado após comprovação de crime de responsabilidade.

A presidenta Dilma é acusada de algum crime?

Não. O processo de impeachment em andamento acusa a gestão da presidência da república de uso de “pedaladas fiscais”. Pedaladas fiscais são atrasos no repasse do Tesouro a bancos públicos encarregados da operação financeira de alguns programas sociais. Pode-se argumentar que é uma maneira de cumprir artificialmente o orçamento, mas não é crime de responsabilidade. Portanto, não, a presidenta Dilma não é acusada de nenhum crime.

Então, por que está em andamento o processo de impeachment?

Porque o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, para escapar do processo de cassação devido a inúmeras denúncias de corrupção que pesam sobre ele, decidiu tocar fogo no país. A oposição, por sua vez, abraçou a causa, já que não se conforma de ter perdido nas urnas as eleições de 2014! O processo de impeachment, como está colocado, é um golpe contra a democracia. Seus articuladores, em sua grande maioria, são investigados e réus em processos. Na comissão do impeachment são 34 investigados pelo Supremo Tribunal Federal. Caso aprovada, a votação irá para a Câmara dos Deputados onde 271 deputados enfrentam acusações que vão da fraude ao homicídio. Contra a Dilma não há absolutamente nada! Sim, é GOLPE!

Insatisfação com o governo ou não gostar da presidenta é motivo legal para o impeachment?

Não. De forma alguma o processo de impeachment pode ser confundido com baixa popularidade, descontentamento com o governo ou antipatia com a figura da presidente. Esses motivos não existem como argumento jurídico e não podem ser base para um processo de impeachment. Portanto, a legalidade do seu mandato é baseada na nossa própria constituição e foi legitimamente conquistado nas eleições de 2014, com mais de 54 milhões de votos. Nenhum crime pesa contra a presidenta e seu mandato deve ser preservado e defendido.
Se tiver de cair, que caia todo mundo que está sendo citado. A única pessoa que não está é Dilma. E acho muito engraçado que ela seja a única que caia. Tem alguma coisa errada aí. (Gregório Duvivier, ator e comediante)
https://www.youtube.com/watch?v=EdSPpzmuVxs

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Thaís Tostes

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS